Início Brasil Veja como operava quadrilha que fraudava benefícios sociais pelo Caixa Tem

Veja como operava quadrilha que fraudava benefícios sociais pelo Caixa Tem

Operação Farra Brasil visou desarticular operação criminosa no Rio

0
FOTO: Reprodução

Um esquema sofisticado, no qual o grupo criminoso cooptava funcionários da Caixa Econômica Federal e de casas lotéricas, foi desmontado pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (15), no estado do Rio de Janeiro.

A Operação Farra Brasil 14, teve o objetivo de desarticular a organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema de benefícios sociais gerido pelo aplicativo Caixa Tem.

O grupo criminoso oferecia propina para obter acesso ilícito a contas sociais de terceiros através do aplicativo, além de também fraudar valores do FGTS e do Seguro Desemprego.

Já as vítimas era um grupo composto por beneficiários de programas sociais do Governo Federal. A CNN entrou em contato com a Caixa Econômica e aguarda retorno.

Segundo dados oficiais da Caixa, desde o lançamento do aplicativo CAIXA TEM, em abril de 2020, já foram registrados aproximadamente 749 mil processos de contestação, gerando um ressarcimento que ultrapassa R$ 2 bilhões por parte da instituição financeira.

A Justiça Federal determinou a prisão para 16 investigados, que agora estão proibidos, entre outras restrições, de manter contato entre si e de frequentar agências da Caixa Econômica Federal.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa e passiva, além de inserção de dados falsos em sistemas de informação. Somadas, as penas podem chegar a 40 anos de reclusão.

FONTE: Por CNN

comscoreComplete
comscoreLoad

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui