Início Manaus CREA inicia elaboração de laudo técnico para reparos no complexo viário do...

CREA inicia elaboração de laudo técnico para reparos no complexo viário do Manoa, interditado há dois meses

0
Arte do complexo viário no Conjunto Manoa, na Zona Norte de Manaus. — Foto: Divulgação
Prefeitura criticou gestão passada por entregar obra inacabada, e disse que está realizando ajustes na estrutura. Relatório do Conselho de Engenharia deve ser entregue até segunda-feira (8).

O Conselho Regional de Engenharia do Amazonas (CREA-AM) iniciou, nesta quarta-feira (3), a elaboração de um laudo técnico para reparos no complexo viário do Manoa, na Zona Norte de Manaus. A obra foi interditada no dia 1º de janeiro deste ano, um dia após a inauguração, por apresentar falhas na estrutura.

No início deste ano, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) informou que a interdição no local foi necessária para que seja finalizada a sinalização de divisores de pistas de concreto para separar as pistas nas alças superiores do viaduto.

Em nota, o CREA informou que solicitou documentos da prefeitura sobre a construção da estrutura, e recebeu resposta nessa terça-feira (2). Eles começaram a analisar o material nesta quarta, e devem entregar um laudo técnico com as avaliações até a próxima segunda-feira (8).

“Depois de pronto, o relatório é entregue à prefeitura, para sugerir o tipo de reparo que vai precisar ser feito. O Crea-AM não tem poder de polícia, o Crea sugere e a prefeitura decide acatar ou não”, informou o órgão.

Questionada pelo G1 sobre a previsão de entrega da obra, a prefeitura informou que aguarda o relatório do Crea. Enquanto isso, as empresas responsáveis estão realizando outros ajustes, como a instalação do divisor de pista, “que estava previsto no projeto inicial e não foi feito”.

Em entrevista à Rádio CBN nesta quarta-feira, o vice-prefeito de Manaus e secretário municipal de infraestrutura, Marcos Rotta, criticou a gestão passada por entregar a obra inacabada, e disse que já está realizando ajustes na estrutura.

“Não precisa ser engenheiro, nem especialista da área para perceber que existe ali um desnível acentuado. Diante desse caso que eleva a insegurança, o prefeito interditou o viaduto para que pudéssemos fazer uma inspeção técnica a respeito não apenas do desvio acentuado, mas também da ausência de sinalização da pista, ausência e supressão dos divisores de pista e problema no encabeçamento no viaduto”, declarou.

A Rede Amazônica buscou posicionamento do ex-prefeito Arthur Neto sobre as denúncias, e aguarda resposta.

Complexo viário do Manoa

A construção do complexo viário Isabel Victoria, no Manoa, teve início em setembro de 2019, e foi anunciada com custo total de R$ 47,1 milhões, segundo a prefeitura. O viaduto foi inaugurado em 31 de dezembro do ano passado, pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto. Em menos de 24 horas, foi interditada para reparos.

Por meio de edital de licitação, a obra está sendo executada pelo consórcio formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e Construtora Soma Ltda., vencedoras da licitação, sob a fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O prazo para execução da obra era de 360 dias.

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui