A administração do Twitter por Elon Musk, incluindo o bloqueio de vários perfis de jornalistas, “prejudicou gravemente” o sentimento do mercado em torno da Tesla e corre o risco de provocar uma reação de anunciantes e consumidores, alertou um analista de Wall Street nesta segunda-feira (19).
A Oppenheimer & Co. rebaixou sua classificação da Tesla, onde Musk é o CEO, apenas por causa dos riscos apresentados pela propriedade e gerenciamento do Twitter pelo bilionário.
“Acreditamos que o Sr. Musk está cada vez mais isolado como administrador das finanças do Twitter com seu gerenciamento de usuários na plataforma. Vemos potencial para um ciclo de feedback negativo com a saída de anunciantes e usuários do Twitter”, escreveu Colin Rusch, analista da Oppenheimer, a clientes.
Um êxodo de anunciantes só vai corroer ainda mais as finanças do Twitter e forçar Musk a se desfazer de ainda mais ações da Tesla para cobrir o buraco de caixa, escreveu a empresa.
Oppenheimer citou especificamente a decisão do Twitter na semana passada de banir vários jornalistas, incluindo Donie O’Sullivan, da CNN, como um catalisador para o rebaixamento.
Como a CNN relatou anteriormente, Musk ofereceu a vários jornalistas que ele baniu do Twitter a opção de retornar se eles excluíssem os tweets que ele falsamente alegou compartilhar sua “localização exata em tempo real”.
Rusch, analista da Oppenheimer, disse que a “aplicação de padrões inconsistentes” para usuários do Twitter ajudou a criar uma “ampla reação pública” contra Musk que, por sua vez, prejudicará a Tesla.
“Acreditamos que proibir jornalistas sem padrões defensáveis consistentes ou comunicação clara em um ambiente onde muitas pessoas acreditam que a liberdade de expressão está em risco é demais para a maioria dos consumidores continuar apoiando o Sr. Musk/TSLA, particularmente pessoas ideologicamente alinhadas com a mitigação da mudança climática”, escreveu o analista.
Em outras palavras, as travessuras de Musk são ruins para os negócios, até mesmo para os negócios da Tesla.
As ações da Tesla caíram cerca de 58% desde que Musk divulgou sua participação no Twitter.
As ações da Tesla saltaram brevemente nas negociações de pré-mercado nesta segunda-feira, depois que Musk perguntou aos usuários se ele deveria deixar o cargo de CEO do Twitter.
Ross Gerber, acionista do Twitter e da Tesla, disse no fim de semana que espera que Musk encontre um CEO para o Twitter durante o primeiro trimestre de 2023.
“Acho que é do interesse dos acionistas da Tesla que Elon volte à Tesla trabalhando em período integral”, disse Gerber no Twitter.
FONTE:Por CNN