A nova composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), formada por deputados eleitos e reeleitos no domingo (2), favorece o governador Wilson Lima, do União Brasil, que tenta a reeleição, e também o prefeito de Manaus, David Almeida, do Avante.
Lima vai disputar o 2º turno das eleições após obter 42,82% dos votos dos amazonenses. Ele vai enfrentar o senador Eduardo Braga, do MDB, que teve 20,99%. O embate acontece no dia 30 de outubro.
A nova composição da Aleam mostra que o União Brasil, partido do governador, elegeu seis deputados, se tornando a maior bancada da Assembleia. Já o Avante, partido do prefeito da capital, conseguiu levar três cadeiras.
No entanto, o apoio ao atual governador deve ser endossado pelos deputados do PL, que são dois; do PSC, que conseguiu eleger três nomes; além dos dois parlamentares eleitos pelo Republicanos; e 1 pelo Patriota.
Já o senador Eduardo Braga, que vai disputar o segundo turno contra Lima, conseguiu eleger apenas um deputado. Mas, por conta da proximidade com a esquerda, deve receber o apoio também do único deputado eleito pelo PT e também do deputado eleito pelo Cidadania.
PV, que elegeu um nome, e PMB, que também garantiu uma vaga na Aleam, ainda não decidiram para onde vão caminhar.
Todavia, o discurso ‘direita versus esquerda‘ no Amazonas não deve prosperar no parlamento, uma vez que o governador que for eleito no dia 30 de outubro, seja Wilson Lima ou Eduardo Braga, deve arrebanhar a maioria dos deputados para a sua base governista, independentemente dos seus partidos.
FONTE: Por G1 AM/Foto:Rede Amazônia