Início Destaques Cheia e chuva arrastam resíduos e formam ‘tapete’ de lixo em igarapé...

Cheia e chuva arrastam resíduos e formam ‘tapete’ de lixo em igarapé de Manaus

0
Resíduos sólidos cobrem igarapé do bairro São Jorge, em Manaus. — Foto: Rede Amazônica.

Em mais uma ano de cheia severa do Rio Negro em Manaus, resíduos sólidos despejados nas margens dos igarapés têm sido arrastados pelas chuvas e pelo forte volume das águas, formado “tapetes” de lixo em diferentes pontos da capital.

Nesta terça-feira (28), o igarapé do bairro São Jorge, na Zona Oeste de Manaus, amanheceu coberto por lixo.

Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), só neste ano, foram retiradas 4,4 mil toneladas de resíduos dos igarapés, córregos, orlas e praias da capital amazonense. A média diária é de 29,6 toneladas de materiais coletados.

Ao todo, as equipes de limpeza percorrem diariamente 60 quilômetros em trechos fluviais. Áreas como a Manaus Moderna, Panair, Igarapé do Franco, Igarapé do 40, Marina do Davi, porto da Cean, Praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidade do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima, são alguns dos pontos que acumulam lixo.

Geladeira encontrada às margens do Rio Negro, no Amazonas — Foto: Profissão Repórter

De acordo com o ambientalista Carlos Durigan, o principal problema é a má destinação dos resíduos sólidos e entulhos em toda a cidade.

“Muita gente ainda despeja seus resíduos em nossas áreas verdes e mesmo dentro de igarapés. E estes resíduos acabam por gerar todos os problemas decorrentes desta poluição residual. Seria importante promovermos um esforço redobrado de fortalecer a destinação correta de nossos resíduos e ainda buscar conscientizar a população da necessidade de aderir a estes esforços”, afirma.

Quarta maior cheia da história

O nível do Rio Negro atingiu 29,75 metros na quarta-feira (16), em Manaus, registrando a quarta maior cheia desde o início da série histórica, em 1902.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui