Início Política Rota que liga Amazônia ao Pacífico fica pronta em setembro, diz Tebet

Rota que liga Amazônia ao Pacífico fica pronta em setembro, diz Tebet

Projeto pode agilizar comércio com a China em até 10 dias

0
Foto de 09/12/2021 da senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré- candidata à Presidência da Republica, durante entrevista no Senado Federal, em Brasília. DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

A rota de integração que conecta Manaus e outras cidades do Amazonas ao Oceano Pacífico deve ser concluída em setembro, segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

O projeto, conhecido como Rota Amazônica, faz parte do plano de integração Sul-Americano e liga o Brasil aos portos de Manta, no Equador, Chancay e Paita, no Peru, além do porto de Tumaco, na Colômbia.

O porto de Chancay, inclusive, é um dos maiores investimentos de infraestrutura da China na América Latina.

A expectativa, segundo a ministra, é que a inauguração da rota reduza em até 10 dias o tempo de envio de exportações brasileiras para a China, principal parceiro comercial do Brasil.

As declarações foram dadas em audiência pública na Câmara dos Deputados.

A China, grande compradora de produtos agrícolas brasileiros, tem demonstrado interesse em integrar e agilizar o comércio com o Brasil.

Na última segunda-feira (7), o governo brasileiro assinou um memorando de entendimento com o país asiático para estudar a viabilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico. A proposta é analisar a viabilidade da construção de uma ferrovia ligando o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay, no Peru.

Segundo a ministra, apenas os estudos de viabilidade devem levar entre 18 e 20 meses. Caso o projeto se mostre viável, a obra ficaria a cargo do próximo governo.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui