Início Amazonas Após Lula pedir COP 30 na Amazônia, prefeito oferece Manaus para sediar...

Após Lula pedir COP 30 na Amazônia, prefeito oferece Manaus para sediar evento

COP 30 será realizada em 2025. Participando da COP 27, no Egito, o presidente eleito disse que vai pedir à ONU que a Amazônia seja a sede do evento, e destacou que Amazonas e Pará estão habilitados a receber o evento.

0
Porto de Manaus. — Foto: Divulgação

Após o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva dizer que pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a Conferência do Clima (COP) seja realizada na Amazônia em 2025, o prefeito de Manaus, David Almeida, ofereceu a capital para sediar o evento. Nesta quinta-feira (17), o prefeito divulgou um vídeo com a sugestão.

No vídeo, David Almeida destaca que Manaus é a maior cidade da Amazônia e capital do estado com o maior percentual de floresta preservada do país.

“Coloquei à disposição do governo brasileiro a nossa cidade, a cidade de Manaus, que é a maior cidade da Amazônia. Nós temos o estado mais preservado da Amazônia, que é o Amazonas. Temos um polo Industrial que mantém a cidade em pé”, declarou o prefeito.

David Almeida também afirmou que Manaus vai se preparar para que a cidade seja escolhida para sediar a COP 30.

“Tudo isso faz com que uma cidade de 2,3 milhões de habitantes, como Manaus, possa se credenciar para sediar a COP 2025, e nós vamos nos preparar para isso, e espero que sejamos escolhidos para poder sediar esse grande evento mundial.”, concluiu.

Um dia antes, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, aliado de Lula, também ofereceu a capital paraense para sediar o evento.

“Presidente Lula, Belém está à disposição para sediar a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. E é uma grande alegria ter um presidente comprometido com a preservação e fortalecimento da Amazônia, e com o respeito pelos povos da floresta”, publicou Rodrigues em suas redes sociais.

Lula quer COP 2025 na Amazônia

Participando da COP 27, no Egito, o presidente eleito disse que vai pedir à ONU que a Amazônia seja a sede do evento, e destacou que o Amazonas e o Pará estão habilitados a receber conferências internacionais.

“Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado da Amazonas e o estado do Pará”, afirmou Lula, na quarta-feira.

O Brasil iria sediar a COP25, em 2019, mas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, a conferência mudou de país e foi transferida para a Espanha.

O que é a Cúpula do Clima da ONU?

As conferências das Nações Unidas para o clima são realizadas periodicamente, para que os governos fechem acordos sobre medidas para limitar o aumento da temperatura global.

Esses encontros são chamados de COPs, que significa “Conferência das Partes”. As partes são os países que assinaram o acordo climático original da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992.

A COP27 é a 27ª reunião anual da ONU sobre clima. E está acontecendo em Sharm el-Sheikh, no Egito, desde o dia 6 de novembro. O evento encerra na sexta-feira (18).

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui