
O Senado americano aprovou uma resolução pedindo que o governo americano reconheça imediatamente o resultado das eleições brasileiras.
E propõe o rompimento de relações diplomáticas e a suspensão de acordos de cooperação, inclusive militares, no caso de contestação do sistema eleitoral brasileiro.
A resolução foi aprovada por unanimidade, isto é, mesmo a bancada republicana votou a favor. O Senado tem maioria democrata.
Também hoje o PL, o partido do presidente Bolsonaro, publicou uma nota apócrifa – ninguém assina – acusando falhas graves nas urnas.
O Tribunal Superior Eleitoral respondeu imediatamente, qualificando de falsas e mentirosas as alegações contidas no documento.
Que torna o PL, o partido do presidente, passível agora de investigação por propagação de fake news atacando o sistema eleitoral – crime que não seria tolerado.
Os senadores americanos que propuseram a resolução aprovada hoje disseram estar preocupados com o que parecia ser, no Brasil, uma reedição do mesmo método empregado por Donald Trump para contestar o resultado das eleições que perdeu para Joe Biden.
A julgar pelo documento do PL, trata-se simplesmente de uma cópia um pouco mais tosca.
FONTE: Por CNN