São mais de 1 milhão de veículos que circulam no estado, e mais de 751 mil estão com licenciamento em atraso, segundo órgão.
Um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apontou que 72,4% dos veículos que circulam no estado estão com o licenciamento atrasado.
De acordo com o Detran-AM, a frota total de todos os tipos de veículos no estado é de 1.036.998. Do total, 751.247 veículos estão com o licenciamento em atraso.
Dados da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) também apontam que 8,2 mil veículos estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso no Amazonas, em 2021.
O licenciamento anual é o procedimento realizado para a regularização dos débitos do veículo: IPVA, SEGURO DPVAT e Taxa do serviço de Licenciamento Anual.
O proprietário deve realizar os seguintes passos:
- Emitir boletos para pagamento das taxas do serviço;
- Efetuar pagamento das taxas do serviço;
- Agendar atendimento para o serviço na opção “Recebimento de CRLV”;
- Comparecer ao Posto de Atendimento na data e hora escolhidas no agendamento.
Todas as etapas podem ser feitas no site do Detran.
Taxas podem ser pagas via PIX
Nesta terça-feira (21), o Detran-AM passou a disponibilizar o pagamento de suas taxas por meio de transferências via PIX. A nova opção de pagamento contempla todos os serviços do órgão.
Todos os boletos com as taxas do Detran, multas aplicadas pelo órgão e o seguro obrigatório (quando ele voltar a ser cobrado) passarão a vir com um QR code para o pagamento via Pix, segundo o órgão.
Por se tratar de um tributo da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), o IPVA continuará a ser emitido apenas com o código de barras, como acontece atualmente.
Ainda conforme o Detran-AM, as multas emitidas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que estiverem pendentes de pagamento no ato do licenciamento do veículo, também poderão ser pagas por PIX.
Com a nova modalidade de pagamento, o tempo de espera para a baixa do pagamento das taxas do Detran Amazonas cairá de dois dias úteis para apenas algumas horas.
Por meio de nota, o Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) informou que o sistema de pagamento de taxas do Detran-AM via PIX teve um atraso e passou a valer a partir de 17h de terça (21). O atraso, segundo o órgão, aconteceu após inconsistências na emissão do QR code que gera o pagamento serem identificados.
FONTE: Por G1 AM