Trabalhadores com comorbidades, entre 48 e 49 anos, poderão tomar as doses e participar da pesquisa.
Servidores da Secretaria de Educação de Manaus poderão participar, a partir desta sexta-feira (19), do estudo chamado CovacManaus, que antecipa a vacinação em trabalhadores com comorbidades. Além dos servidores municipais, funcionários da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria de Segurança Pública também poderão participar do estudo.
Neste sábado (20), estão sendo vacinadas pessoas de 48 a 49 anos, com comorbidades. O posto de vacinação foi montado na Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que estará recebendo os servidores das 9h às 16h.
No local, antes de receberem as doses, os trabalhadores deverão levar documentos pessoais e laudo médico que comprove a comorbidade. Basta comparecer ao local para tomar o imunizante.
O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, explicou que profissionais com comorbidades de todas as áreas que atuam na pasta, como professoras, pedagogos, merendeiras, gestores e administrativos, vão ser contemplados. No total, poderão tomar as doses cerca de 2,2 mil servidores municipais.
O médico infectologista Marcus Lacerda, responsável pela pesquisa, ressaltou que neste primeiro momento apenas as pessoas que têm comorbidades vão receber as duas doses da CoronaVac. Quem não apresenta comorbidade receberá acompanhamento ao longo do ano com avaliação clínica e exames sorológicos.
No total, 10 mil doses que serão usadas na pesquisa foram doadas pelo Instituto Butantan, responsável pela fabricação da Coronavac, em uma parceria com a Fundação de Medicina Tropical.
Interessados em participar da pesquisa devem preencher o formulário e termo de consentimento no local. Quem preferir também pode preencher o cadastro no site do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) para acelerar o processo de vacinação.
Os voluntários devem ficar atentos ao cronograma de chamada por grupo etário. Veja o cronograma:
- Dia 20 de março: idade entre 48 e 49 anos
- Dia 22 de março: idade entre 47 e 46 anos
- Dia 23 de março: idade entre 45 e 44 anos
- Dia 24 de março: idade entre 43 e 42 anos
- Dia 25 de março: idade entre 41 e 40 anos
- Dia 26 de março: idade entre 39 e 38 anos
- Dia 27 de março: trabalhadores com comorbidades de todas as faixas etárias anteriores, de 49 a 38 anos.
FONTE: G1 AM