Uma instituição de caridade de saúde mental criticou Piers Morgan pelos comentários que ele fez sobre a Duquesa de Sussex, depois que ela disse que teve pensamentos suicidas.
Em uma entrevista com Oprah Winfrey, a duquesa disse que anteriormente sentia que “não queria mais estar viva”.
No Good Morning Britain de segunda-feira, Morgan disse que “não acreditava em uma palavra” que a duquesa disse na entrevista.
Em um comunicado, a organização Mind de saúde mental disse que ficou “decepcionada” com seus comentários.
O que Meghan disse na entrevista de Oprah?
Em uma entrevista com Oprah Winfrey transmitida no início desta semana, a Duquesa de Sussex discutiu ter pensamentos suicidas, devido ao suposto comportamento do Palácio de Buckingham e à pressão do escrutínio da mídia.
“Eu só não queria mais estar viva”, disse ela. “Eu estava realmente com vergonha de dizer isso na hora e com vergonha de ter que admitir para Harry principalmente, porque eu sei quantas perdas ele sofreu, mas eu sabia que se eu não dissesse, então eu o faria. “
Ela acrescentou que achava que “resolveria tudo para todos” se ela acabasse com sua vida. Posteriormente, ela afirmou que havia dito a altos funcionários que precisava de ajuda, mas seu pedido foi recusado porque “não seria bom para a instituição”.
A transmissão da entrevista do ITV na noite de segunda-feira foi assistida por uma audiência média de 11,1 milhões de telespectadores, a maior transmissão de TV do ano até agora, fora dos anúncios do governo sobre o coronavírus.
O que Piers Morgan disse?
Na edição de segunda-feira do Good Morning Britain, Morgan atendeu à alegação da duquesa de que seu pedido de ajuda foi rejeitado.
“Quem você foi? O que eles disseram a você? Sinto muito, não acredito em uma palavra do que ela disse, Meghan Markle. Eu não acreditaria se ela lesse um boletim meteorológico para mim”, disse ele.
“O fato de que ela disparou este ataque contra nossa família real, eu acho que é desprezível.”
Ele também se referiu à Duquesa como a “Princesa Pinóquio” em um tweet naquela manhã.
Qual foi a reação?
Os comentários de Morgan, embora aplaudidos por alguns, foram criticados por muitos, e uma petição de um ano pedindo sua demissão começou a ser recirculada. Alguns usuários também disseram que reclamariam com o Ofcom.
Outros acharam que seus comentários não estavam de acordo com a campanha mais ampla de saúde mental da ITV, a Grã-Bretanha Get Talking.
Na noite de segunda-feira, a organização de saúde mental Mind twittou : “Ficamos desapontados e preocupados ao ver os comentários de Piers Morgan sobre não acreditar nas experiências de Meghan sobre pensamentos suicidas hoje.
“É vital que, quando as pessoas buscarem apoio ou compartilharem suas experiências de problemas de saúde mental, sejam tratadas com dignidade, respeito e empatia. Estamos conversando com a ITV sobre isso no momento.”
Como Piers Morgan respondeu?
No programa GMB de terça-feira, Morgan disse: “Quando falamos sobre isso ontem, eu disse, de forma abrangente, não acredito no que Meghan Markle está dizendo em geral nesta entrevista e ainda tenho sérias preocupações sobre a veracidade de um muito do que ela disse.
“Mas deixe-me apenas declarar para registro minha posição sobre doença mental e suicídio. Essas são coisas claramente extremamente sérias e devem ser levadas muito a sério e se alguém está se sentindo assim, deve receber o tratamento e a ajuda de que precisa sempre (…) E se eles pertencem a uma instituição como a família real e vão e procuram essa ajuda, deveriam recebê-la absolutamente.
“Não cabe a mim questionar se ela se sentiu suicida, eu não estou em sua mente e isso cabe a ela dizer. Minha verdadeira preocupação era a descrença, francamente … que ela foi até um membro sênior da casa real e disse a eles ela era suicida e foi informada que ela não poderia ter qualquer ajuda porque seria uma má aparência para a família. Se isso for verdade a) essa pessoa deve ser demitida eb) a família real tem questões sérias que precisam ser respondidas. “
O que o ITV disse?
Em um comunicado, a emissora disse: “A ITV está comprometida com a saúde mental e o bem-estar e trabalha com nossos parceiros de caridade na Grã-Bretanha Get Talking, que visa encorajar as pessoas a falar sobre sua saúde mental. que eles devem sempre falar e ser ouvidos. “
Falando durante uma conferência de lucros na manhã de terça-feira, a CEO da ITV, Dame Carolyn McCall, disse que “acreditava completamente no que [a duquesa] diz”, acrescentando que a ITV está “totalmente comprometida com” a saúde mental.
Ela disse que não tinha falado com Morgan, mas acrescentou que o diretor administrativo de mídia e entretenimento da ITV, Kevin Lygo, tinha.
Questionada sobre as críticas de Morgan à duquesa nas redes sociais, Dame Carolyn disse que ele é apresentador freelance da ITV, acrescentando “não temos absolutamente nenhuma palavra ou controle” sobre seu Twitter, que é “sua conta pessoal”.
O que mais aconteceu?
A tensão aumentou no Good Morning Britain por dois dias consecutivos, como resultado da frustração de Morgan com a entrevista do duque e da duquesa de Sussex.
A publicidade em torno do programa levou a um aumento no número de visualizações, com o Good Morning Britain ultrapassando brevemente o BBC Breakfast na manhã de segunda-feira.
Na terça-feira, o apresentador do clima Alex Beresford criticou Morgan por “continuar destruindo” a duquesa, levando Morgan a sair do set.
Ele voltou em 10 minutos e a dupla continuou a discussão sobre a cobertura da mídia sobre a duquesa e os comentários que ela fez na entrevista de Oprah.
Alguns sugeriram que o momento foi encenado, o que Morgan negou no Twitter. Dame Carolyn disse que não havia “nada fabricado” sobre o show, mas acrescentou que ela mesma não tinha visto o episódio.
FONTE: BBC NEWS