O presidente eleito Donald Trump implementará rapidamente ações executivas sobre imigração, política energética e operações do governo federal para verificar dezenas de prioridades de política de campanha.
Trump prometeu no domingo (19) emitir “cerca de 100” ordens executivas em seu primeiro dia no cargo. Muitas dessas ordens serão projetadas para reverter ou eliminar aquelas implementadas pelo governo Biden.
Stephen Miller, o novo vice-chefe de gabinete de política de Trump, apresentou algumas dessas ações na tarde de domingo em uma ligação com republicanos seniores do Congresso.
Imigração
Miller confirmou que elementos de um conjunto abrangente e planejado de ações de imigração entrariam em vigor, incluindo Trump invocando uma emergência nacional na fronteira como uma forma de desbloquear o financiamento do Departamento de Defesa para uso do governo.
Drogas
Trump designará uma série de cartéis de drogas como organizações terroristas estrangeiras e orientará seu governo a restabelecer sua política do Protocolo de Proteção ao Migrante do primeiro mandato, que é mais comumente chamada de “Permanecer no México”.
Governo federal
Trump assinará ordens executivas rescindindo as políticas de diversidade, equidade e inclusão do governo federal, Miller disse aos legisladores, bem como ações para remover ordens executivas específicas relacionadas a gênero colocadas em prática pelo presidente Joe Biden.
Uma ordem executiva, conhecida como Schedule F, que restringiria ou eliminaria proteções de emprego para funcionários federais, será uma meta de Trump em suas primeiras horas no cargo.
FONTE: Por CNN