O árbitro da Australian Rules, Leigh Haussen, foi suspenso após se vestir como Osama Bin Laden em uma festa, disse a Australian Football League (AFL) em um comunicado enviado à CNN.
Haussen se vestiu como o antigo líder da Al Qaeda em um evento de pós-temporada de árbitros em um restaurante de Melbourne, que aconteceu no mês de setembro, um dia após a Grande Final, disse a liga.
De acordo com a AFL, o tema da festa foi “personagens dos anos 2000”.
“Haussen se vestiu como Osama Bin Laden. Ele trocou de roupa no local e usou uma máscara por apenas um curto período de tempo antes de removê-la”, diz o comunicado.
A liga acrescentou que Haussen cooperou totalmente com a investigação, mas chamou a fantasia de “inadequada, ofensiva e de mau gosto”.
Após o episódio, o árbitro foi suspenso de trabalhar na rodada de abertura dos jogos da temporada de 2025 da AFL. Como parte de seu comunicado, a AFL incluiu uma resposta de Haussen.
“Sinto muito. Cometi um erro de julgamento. Nunca tive a intenção de ofender ninguém”, disse ele.
O chefe de arbitragem da AFL, Stephen McBurney, disse que Haussen assumiu sua escolha de traje.
“Leigh entende a natureza inapropriada de seu traje”, disse McBurney em uma declaração da AFL. “Ele refletiu sobre essa escolha. Leigh é um membro valioso do grupo de arbitragem com um histórico imaculado ao longo de sua carreira de arbitragem e desde que foi integrado à lista de árbitros da AFL em 2017. Apoiaremos Leigh para que ele retorne à arbitragem do futebol da AFL após essa suspensão.”