O boi-bumbá Caprichoso declarou apoio inédito à Isabelle Nogueira, ‘cunhã-poranga’ do boi Garantido, indicada ao paredão do BBB 24, na segunda-feira (29). Os bois são rivais no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, mas a rivalidade foi deixada de lado na campanha para que ela permaneça na casa.
Na publicação feita nas redes sociais, o Caprichoso traz uma imagem de Isabelle com os dizeres “#FicaIsabelle” e “Pelo nosso Amazonas, Pela Nossa Cultura”.
“Pelo nosso Amazonas, pela nossa cultura, o Boi Caprichoso expressa seu apoio à Isabelle Nogueira. Representante da cultura do estado e do Boi- Bumbá de Parintins”, diz a legenda da publicação feita na página oficial do boi Caprichoso em redes sociais.
Nos comentários da publicação, o perfil oficial da Isabelle Nogueira exaltou a união entre os bois Garantido e Caprichoso em prol da cultura do Amazonas.
“Estamos fazendo história com essa união tribal! Gratidão, Caprichoso! Juntos pela cultura do Amazonas”, comentou o perfil oficial de Isabelle Nogueira na publicação.
A publicação também gerou repercussão nos comentários por pessoas que se surpreenderam e exaltaram a atitude do boi Caprichoso em declarar o apoio à Isabelle Nogueira.
Paredão
Isabelle Nogueira foi indicada ao sexto paredão do BBB 24 pelo líder da semana, MC Bin Laden, no último domingo (28). Além dela, Alane, Juninho e Luigi também estão no paredão.
Assim como nas últimas semanas, o público deve votar em quem quer que permaneça na casa.
Confirma como foi formado o sexto Paredão:
- Marcus Vinícius atendeu o Big Fone e indicou Juninho, Luigi e Pitel;
- Fernanda conquistou o Anjo da Semana e fiou imune. Ela deu o colar da imunidade para Rodriuinho;
- MC Bin Laden, líder da semana, indicou Isabelle ao Paredão;
- Davi foi o mais votado pela casa, com nove votos.
- No contragolpe Juninho, Luigi e Pitel votaram em consenso em Alane;
- Na prova Bate-volta, Davi e Pitel escaparam da berlinda.
Festival Folclórico de Parintins
A festa folclórica, que acontece anualmente em Parintins, interior do estado, traz a disputa entre os bois-bumbás Garantido e Caprichoso, boi de cor azul e branca. Na arena do Bumbódromo, as duas agremiações defendem um tema, apresentando alegorias gigantes e danças ao som de toadas, ritmo musical tipicamente amazonense.
As danças e as toadas apresentam traços e elementos das culturas indígena, negra e nordestina.
Isabelle defende o item no Boi Garantido desde 2018, mesmo ano em que desfilou no Carnaval do Rio caracterizada.
Para o professor doutor Allan Rodrigues, a amazonense representa toda a tradição do bumbá vermelho e branco de ter as mulheres como protagonistas de suas apresentações e nas construções de seus espetáculos.
“O Boi Garantido emerge de uma comunidade afro-indígena localizada em das áreas alagadiças de Parintins, que nos primórdios era conhecida como Baixa da Xanda. O nome era uma referência ao protagonismo de Alexandrina Monteverde, mãe do criador Garantido, Lindolfo Monteverde. Baixa da Xanda se tornou Baixa do São José, mas o protagonismo feminino continuou e continua no Boi do Povão” disse Allan.
FONTE: Por G1 AM