
A Polícia Federal e o Ibama destruíram 7 dragas do garimpo ilegal na fronteira do Brasil com a Colômbia, durante Operação Fronteira de Ouro. Os agentes também destruíram uma embarcação, uma retroescavadeira e uma balsa de combustível.
A operação ocorreu entre sexta-feira (1º) e domingo (3), nos municípios do Japurá e Santo Antônio do Içá, ambos no Amazonas. Os agentes atuaram em conjunto com a Polícia Nacional da Colômbia.
“Para esse trabalho em solo brasileiro, a Polícia Federal destacou cerca de 10 policiais treinados para realizar abordagens táticas a embarcações. A ação também contou com o trabalho de explosivistas policiais e agentes do Ibama. Já em solos colombianos, a ação contou com os Policiais da PNC para dar apoio e realizar, concomitantemente, a operação de cunho internacional”, informou a PF.
De acordo com o órgão, os equipamentos destruídos eram usados na extração ilegal de ouro na região.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/E/P/pj1P0KT6Ow8p5LSV2YIg/pf-e-ibama-destroem-balsa-durante-a-operacao-fronteira-de-ouro-na-fronteira-do-brasil-com-a-colombia-2-foto-divulgacao.jpeg)
Balsa e outros equipamentos
Além das sete dragas, a operação destruiu uma balsa do garimpo ilegal, um barco e uma retroescavadeira.
Segundo o Ibama, o responsável pelo barco disse que a embarcação era destinada a duas balsas garimpeiras que atuavam na região. Duas empresas transportadoras foram identificadas com base nos documentos encontrados no barco que transportava o combustível.
As empresas foram multadas em R$ 16 milhões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/S/R/P52pFZRxAaZolbUX2jSg/pf-e-ibama-atuam-na-operacao-fronteira-de-ouro-na-fronteira-do-brasil-com-a-colombia-imagem-mostra-estrutrura-de-uma-a-draga-do-garimpo-ilegal-foto-divulgacao.jpeg)
Dragas
Montadas em estruturas de madeira e com funções de embarcação, as dragas conseguem navegar pelos rios da Amazônia. Garimpeiros ilegais usam essas estruturas gigantes para perfurar o leito dos rios, na tentativa de encontrar ouro e outros minérios.
No Amazonas, a atividade de dragagem é considerada ilegal. Agentes do Ibama, PF e Forças Armadas atuam em conjunto com outras instituições para localizar e destruir essas estruturas.
FONTE: Por G1 AM