Início Amazonas Mais de 80 mil pessoas são afetadas pela seca dos rios no...

Mais de 80 mil pessoas são afetadas pela seca dos rios no Amazonas, aponta Defesa Civil

Dos 62 municípios do Amazonas, 59 estão sofrendo com a estiagem.

0
Envira está em situação de emergência por causa da seca. — Foto: Divulgação/Defesa Civil

Dos 62 municípios do Amazonas, 59 estão sofrendo com a seca dos rios. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 80 mil pessoas são afetadas pela estiagem. Os dados são do último levantamento divulgado pelo órgão na sexta-feira (22).

De acordo com a Defesa Civil, o município mais afetado é o de São Paulo de Olivença, localizado na Região do Alto Solimões. Na cidade, são 23.932 pessoas atingidas pela seca, o que representa quase 6 mil famílias.

Em Atalaia do Norte, o rio secou tanto que a empresa de abastecimento não consegue mais captar água. Mais de 5 mil pessoas estão sem acesso à água potável. A Prefeitura do município informou que está usando caminhões para o abastecimento de água das casas.

Envira, Itamarati, Eirunepé, Envira, Tefé, Coari, Jutaí e Uarini também vivem a emergência da seca dos rios. Outras 15 cidades estão em alerta, 30 em atenção e apenas três estão com os níveis das águas normais.

Estiagem intensa e investimentos
Seca no alto Solimões, no Amazonas — Foto: Rede Amazônica
Seca no alto Solimões, no Amazonas — Foto: Rede Amazônica

Conforme a Defesa Civil, a previsão é que, devido a influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa, se comparada a anos anteriores.

Para minimizar os impactos causados pelo fenômeno climático, o Governo anunciou diversas ações orçadas em R$ 100 milhões.

Entre as medidas anunciadas estão o apoio às famílias afetadas com o envio de ajuda humanitária, distribuição de kits de higiene pessoal, hipoclorito de sódio, além de renegociação de dívidas e fomento aos produtores rurais.

No domingo (24), o governador Wilson Lima disse que as famílias impactadas pela seca poderão receber a ajuda do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo governador, após uma conversa com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o senador amazonense Omar Aziz (MDB).

Além do anúncio, Lima ainda afirmou que viajará nesta terça-feira (26) para conversar pessoalmente com o presidente Lula, em Brasília.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui