Início Amazonas Funai oferece emissão de documentos a indígenas Yanomami no AM

Funai oferece emissão de documentos a indígenas Yanomami no AM

Ação também disponibiliza atendimento nas áreas da saúde e assistência social.

0
Voluntários da Força Nacional do SUS prestam atendimento aos povos indígenas Yanomami — Foto: Igor Evangelista/Ministério da Saúde

Uma ação itinerante promovida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai ofertar serviços de emissão de documentos para indígenas Yanomami que moram na terra Ajuricaba, no alto Demini, próximo ao município de Barcelos, no Amazonas.

O atendimento também será levado para as calhas dos rios Padauiri, Marauiá e Maturacá.

A ação começou na segunda-feira (28) segue até sexta-feira (1º). São oferecidos os seguintes serviços:

  • Emissão de Certidão de Nascimento
  • Cadastro de Pessoa Física
  • Carteira de Identidade Nacional (limitado à disponibilidade de cédulas)
  • Atualização e regularização de documentos já obtidos

A ação também disponibiliza atendimentos nas áreas da saúde e assistência social. Não será necessário levar nenhum documento para emitir documentação.

De acordo com a Funai, a expectativa é que cinco aldeias, ao longo do Novo Demini, contribuam com um fluxo diário aproximado de 100 pessoas durante os cinco dias da ação.

Serviços

Segundo o Serviço de Promoção de Acesso à Documentação Civil da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), que faz parte da Funai, existe uma previsão de serviços para o povo Yanomami, como ações voltadas para incursões dos indígenas em áreas urbanas.

De acordo com a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos Sociais da Funai, Andrea Prado, a ação itinerante é uma resposta em meio à vulnerabilidade social decorrente de crises sanitárias e invasão do território por garimpo ilegal.

“A verdadeira medida do sucesso residirá nas mudanças concretas que essa ação trará para a vida da comunidade Yanomami ao permitir que possam exercer e acessar os demais direitos sociais de seu interesse”, explicou.

Equipes

As equipes de campo são representadas principalmente pela Coordenação Técnica Local de Barcelos e pela Coordenação de Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kwana (CFPE-YY), que desempenham um papel de interlocução local com órgãos parceiros.

Os grupos contam, ainda, com o apoio logístico da Coordenação Regional de Roraima (CR-RR) e do Rio Negro (CR-RNG).

As equipes de apoio são compostas por intérpretes, linguistas, entre outros profissionais, que auxiliam na comunicação com os indígenas.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui