Quase um ano depois que a Microsoft lançou seu carro-chefe, o Windows 11, a gigante da tecnologia lançou oficialmente sua primeira grande atualização para o sistema operacional nesta terça-feira (21).
A atualização, que está disponível gratuitamente para usuários atuais do Windows 11, foi lançada hoje em mais de 190 países. Muitos dos novos recursos aprimoram a visão da Microsoft para o futuro do trabalho híbrido.
“Formamos novos hábitos; e eles travaram”, escreveu Panos Panay, vice-presidente executivo e diretor de produtos do Windows e dispositivos da Microsoft, em um post no blog anunciando a atualização.
“Nosso trabalho nunca é feito para garantir que o Windows evolua e se adapte a você.”
Panay, que disse que o Windows 11 é a versão mais usada do Windows em sua história, detalhou como a atualização mais recente visa tornar o trabalho remoto no PC ainda mais fácil e seguro. Por exemplo, uma nova ferramenta chamada controle de aplicativo inteligente usa Inteligência Artificial (IA) para impedir que aplicativos não confiáveis sejam executados em dispositivos.
A Microsoft chama o Windows 11 de a versão mais segura do sistema operacional até agora.
Outras mudanças incluem melhorias no programa de layouts Snap, que ajuda as pessoas a otimizar sua visualização quando precisam ter vários aplicativos ou documentos à sua frente ao mesmo tempo.
Novidades
A empresa também está introduzindo os recursos “Sessões de foco” e “Não perturbe” para ajudar a minimizar as distrações que o afastam da tarefa em questão. Quando você inicia uma nova sessão de foco, ela ativa o recurso Não perturbe, que silencia todas as notificações e desativa os emblemas da barra de tarefas.
O menu Iniciar também está sendo atualizado, incluindo uma função de pesquisa mais rápida e precisa e novas maneiras de personalizar o menu. Agora também há guias disponíveis no Explorador de Arquivos, que Panay disse ser a pergunta mais solicitada pelos usuários do Windows.
Enquanto isso, uma nova ferramenta chamada Windows Studio Effects ajuda a melhorar as chamadas de vídeo e áudio usando a tecnologia de IA que filtra o ruído de fundo, como cortadores de grama e choros de bebês, e desfoca objetos de fundo.
Ele também levanta sutilmente os olhos de um falante para fazer parecer que eles estão olhando diretamente para a câmera em videochamadas.
A Microsoft também está lançando alguns de seus recursos de acessibilidade anunciados anteriormente, incluindo legendas ao vivo em todo o sistema que geram legendas automaticamente de qualquer forma de conteúdo de áudio no Windows 11 e uma atualização para o Natural Voices for Narrator, que espelha mais de perto os padrões naturais de fala e ajuda a auxiliar na leitura de documentos ou na navegação na web.
A Microsoft disse anteriormente à CNNque muitos de seus novos recursos de inclusão foram desenvolvidos em parte por funcionários da Microsoft que têm deficiências.
A atualização está sendo oferecida por meio de uma abordagem de “lançamento medido e em fases”, disse a Microsoft em um post separado no blog.
Os usuários com dispositivos qualificados podem simplesmente obter a atualização abrindo o “Windows Update” em suas configurações.
FONTE: Por CNN/Foto:Beata Zawrzel/NurPhoto via Getty Images