O Reino Unido está decretando os estágios iniciais dos planos de seca que envolvem o uso cuidadoso da água para proteger o abastecimento, disse o governo nesta terça-feira (26), após temperaturas recordes.
Até agora, não há planos para restrições ao uso da água, mas reguladores e empresas de água estão trabalhando para gerenciar os níveis de água, inclusive operando esquemas de transferência de água para permitir que os rios sejam mantidos artificialmente, disse a Agência do Meio Ambiente (EA).
Agricultores em áreas que enfrentam tempo seco prolongado receberão mais assistência e as empresas de água elaborarão planos potenciais de seca, acrescentou a agência em comunicado após uma reunião do Grupo Nacional da Seca, que inclui formuladores de políticas, indústria e grupos de proteção ambiental.
As temperaturas no Reino Unido na semana passada chegaram a 40°C pela primeira vez, provocando incêndios que destruíram propriedades em Londres e incendiaram pastagens secas enquanto uma onda de calor se espalhava pela Europa.
Nenhum lugar na Inglaterra está atualmente em seca, e as empresas de água estão mantendo um bom armazenamento de reservatórios para a demanda do verão, acrescentou a EA.
“As companhias de água têm planos detalhados para gerenciar os recursos hídricos para os clientes e o meio ambiente, e estão fazendo todo o possível para minimizar a necessidade de quaisquer restrições e garantir que os rios continuem fluindo”, disse Stuart Colville, diretor de política corpo da indústria Water UK.
FONTE: Por REUTERS