Entre os municípios, a capital Manaus é a que mais registrou mortes de crianças desse grupo. Foram 28 óbitos. Dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM).
O Amazonas já registrou 68 mortes por Covid-19 entre crianças com menos de 5 anos até fevereiro deste ano. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM).
Entre os municípios, a capital Manaus é a que mais registrou mortes de crianças desse grupo. Foram 28 óbitos. O número é o mesmo de mortes ocorridas entre jovens de 15 a 19 anos na capital.
Depois de Manaus, vem Manacapuru com quatro mortes. Itacoatiara, Maués e São Paulo de Olivença registraram, cada um, 3 mortes dentro desse grupo.
Alvarães, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Ipixuna, Lábrea e São Gabriel da Cachoeira contabilizaram, cada um, dois óbitos pela doença entre crianças dessa faixa etária.
Já Atalaia do Norte, Beruri, Borba, Canutama, Careiro da Varzea, Eirunepé, Iranduba, Manicoré, Parintins, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá e Tefé registraram uma morte.
Já em relação ao número de hospitalizações entre crianças com menos de 5 anos, Manaus também lidera até o momento. Foram 551 na cidade.
O número de casos em todo o estado é alto. Segundo a FVS, em todo o Amazonas, mais de 12 mil crianças com menos de cinco anos já foram contaminadas pela doença.
Vale lembrar que o Brasil ainda não vacina crianças com menos de 5 anos contra a Covid-19. Até o momento, o país só imuniza entre 5 a 11 anos.
No entanto, mesmo entre esse público, a vacinação está em níveis preocupantes. Um levantamento do Governo do Estado apontou que, até a sexta-feira (4), o Amazonas tem apenas 27,6% de crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19.
Segundo a FVS, das 566.591 crianças que estão nessa faixa etária, 410.392 (72,4%) ainda não receberam dose da vacina contra a infecção.
FONTE: Por G1 AM