Evento virtual terá dois dias de programação, com transmissão pelo canal do Inpa no Youtube. Também será lançada a campanha Cientistas do Inpa.
Para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) preparou um evento virtual de dois dias (8 e 9) para celebrar a data e dar visibilidade às ações de mulheres e de cientistas que contribuem para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e influenciam políticas públicas no Brasil.
A programação é gratuita e será transmitida pelo canal do Inpa no Youtube – veja abaixo o cronograma completo. As atividades acontecerão durante as manhãs, às 9h.
Este ano, o evento traz duas ênfases na programação do Dia Internacional das Mulheres no Inpa: as mulheres empreendedoras de novos negócios, e as mulheres que encaram os desafios de traduzir ciência para amparar políticas públicas mais assertivas e relevantes.
A programação conta com duas oficinas: Marketing Pessoal para mulheres empreendedoras e Negócios Sociais, ministradas pela gerente da Incubadora de Empresas do Inpa, Gracy Ritz Raittz, e pela co-fundadora do Impact Hub, Juliana Teles.
Para a coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, é importante celebrar e parar para refletir sobre a contribuição que diferentes agentes sociais fazem para que a humanidade avance.
“Vivemos tempos de mudanças preocupantes, não é o clima, o mundo está mudando. E com ele, mudaram as mulheres. A cada dia ganham espaço, mostram sua competência, trazem sua lógica e visão de futuro e fazem uma contribuição para termos um mundo mais solidário, mais cooperativo, com mais participação”, destacou Mesquita.
No Inpa, das 1.545 pessoas da comunidade interna, 773 são mulheres, ou seja, um equilíbrio de 50%. Muitos dos cargos de gestão são ocupados por elas, incluindo o/a de diretor/a, que tem à frente a pesquisadora Antonia Franco, primeira diretora titular do Instituto em quase 70 anos de trajetória da unidade de pesquisa.
Campanha #cientistasdoInpa
As tardes serão regadas a conversas, memórias, reflexões e incentivos. Às 15h da terça-feira (8) será lançada a campanha Cientistas do Inpa, que trará mensalmente a história de mulheres do Instituto, destacando as contribuições delas para a ciência na Amazônia.
A campanha é desenvolvida pela equipe de Comunicação, vinculada à Coordenação de Extensão, em parceria com a Editora do Inpa.
Quem abre a campanha é a pesquisadora Gislene Zilse, líder do Grupo de Pesquisas em Abelhas, que atua com a biologia e genética de abelhas, criação e manejo de abelhas sem ferrão (meliponicultura) com fins comerciais.
Zilse e a pesquisadora Lucia Rapp vão bater um papo que será mediado por Mesquita. A diretora do Inpa, a pesquisadora Antonia Franco, fará a abertura das atividades.
O objetivo da campanha #cientistasdoInpa é dar visibilidade para ações de como o Inpa tem mudado realidades e vidas na Amazônia, mais especificamente por meio do trabalho das cientistas.
Também visa contribuir para a promoção da igualdade de gênero na ciência, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-5) definidos na Agenda 2030 e fortalecer a ciência brasileira. Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia -INCT Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia de 2019 aponta que os jovens brasileiros se interessam por ciência, no entanto não conhecem os cientistas nem as instituições científicas brasileiras.
Roda de Mulheres
Para fechar as atividades, o Instituto volta com a Roda de Mulheres iniciada em 2021, que debateu temas diversos, desde a pandemia e trabalho remoto até a trajetória de cientistas mães passando pela intersecção da arte e ciência, empreendedorismo feminino e política e ciência.
Desta vez, o debate será sobre como as mulheres, e ainda mais na ciência, podem influenciar de maneira mais efetiva as políticas públicas no Brasil.
De acordo com a coordenadora de Extensão, a ideia é refletir sobre o papel das mulheres como construtoras do conhecimento científico, suas tradutoras para a sociedade e articuladoras de novas políticas.
“Vamos discutir, por exemplo, como ampliar a participação da mulher na formulação de políticas públicas, com um olhar especial para a Amazônia? É necessário entrar na política para fazer política?”.
Mediada por Mesquita, participam da Roda de Mulheres as pesquisadoras Camila Ribas (Inpa) e Maria Teresa Piedade (Inpa), a professora da Universidade de Brasília (UnB), Mercedes Bustamante, a pró-reitora de Planejamento e Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maria Olívia Simão, e a procuradora do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), Ana Carolina Bragança.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (8) – 9h: Oficina Marketing pessoal para mulheres empreendedoras
Terça-feira (8) – 15h: Campanha Cientistas do Inpa
Quarta-feira (9) – 9h: Oficina Negócios Sociais
Quarta-feira (9) – 16h: Roda de Mulheres – Ciência e políticas públicas: mulheres encaram o desafio
FONTE: Por G1 AM