Oito pontos turísticos, de Norte a Sul do país, para passar momentos especiais com toda a família
Em 2021, viajar para fora ficou em stand-by para muitos, devido à nova variante Ômicron, que vem se espalhando mundo afora. Enquanto não se sabe ao certo até quando as restrições trazidas pelo Coronavírus ainda irão durar, várias famílias têm focado em conhecer novos destinos aqui mesmo, no Brasil, nesse período de férias.
Com certeza, é possível encontrar ótimas opções de viagens locais! Como brasileiros, ostentamos o privilégio de ter aqui, bem do nosso lado e dentro do nosso território, as paisagens naturais mais lindas do mundo, a nossa fauna e flora, que são as mais ricas do planeta.
Pensando nisso, resolvi dividir com vocês as minhas principais apostas de viagens inesquecíveis em família para 2022. Tome nota!
Pantanal
Localizado ao Centro-Oeste do nosso país, o Pantanal é o lugar onde podemos fazer safáris e achar onças pelo caminho! Sem contar que viver essa experiência nesse ecossistema riquíssimo é a melhor forma das crianças entenderem como a natureza deve ser preservada. Vivenciando isso e tendo a possibilidade de estar mais perto dos animais, fica mais fácil entender por que protegê-la!
Além dos safáris, existem outras atividades que podem ser feitas por lá, como: canoagem, cavalgada, focagem noturna (que é o passeio realizado no jipe com utilização de lanternas que facilitam a visualização dos animais a noite) e o show dos tuiuiús caçando as piranhas nos rios. Uma aventura e tanto no meio do nosso Brasil!
Fernando de Noronha
Um paraíso cercado de águas cristalinas e muita natureza… É assim que eu poderia começar a definir a maravilhosa Fernando de Noronha. A ilha oferece muita opção bacana de passeios para a família, além das famosíssimas praias paradisíacas. Uma viagem para lá, nos permite o privilégio de conhecer de perto projetos ambientais como o Tamar, além dos ótimos restaurantes, dos passeios de barco, do stand up paddle e muito mais, todos com níveis diferentes de dificuldade. Alguns passeios não são indicados para crianças, como o mergulho de cilindro. Mas mesmo assim, eles não se frustram, já que há snorkel para alugar em vários lugares.
O melhor é que, independente da época, a cidade nunca está lotada! Você já deve ter ouvido falar que a ilha tem um limite máximo de pessoas. Isso preserva o ar bem rústico do lugar, onde a natureza prevalece em cada cantinho. Da Baía do Sueste à Praia do Porto, cada uma guarda uma beleza única que precisa ser descoberta e explorada pessoalmente para conseguir escolher a preferida. Sem contar que muitas vezes somos recepcionados por uma família de golfinhos!
Lençóis Maranhenses
A paisagem, a areia branca, as lagoas e as atividades que o local oferece atraem diversos turistas todos os anos. Lençóis tem uma época específica para ir, que é logo após o período de chuvas (de maio a setembro). Durante a outra parte do ano, as lagoas secam e vira um verdadeiro deserto.
Na programação, as atividades possíveis são diversas: brincar em enormes dunas de areias branquinhas, passear de quadriciclo pelos pequenos lençóis e pela beira da praia, mergulhar nas lagoas mais distantes e isoladas do Parque Nacional, flutuar em boias pelo rio e fazer emocionantes passeios de lancha pelos rios da região, andar de caiaque ou stand up paddle nas águas mornas do rio em frente ao hotel…. Sem falar que vale muito a pena conhecer o modo de vida de famílias que vivem dentro do Parque, almoçar em um restaurante nativo, curtir um piquenique especial em família e, se possível, sobrevoar os Lençóis para ver essa maravilha de cima!
Trancoso
Trancoso é aquele tipo de lugar indescritível, difícil de conseguir transmitir o que realmente significa. Das praias incríveis aos municípios ao redor, tudo é lindo por lá. Mas quem rouba a cena mesmo é o Quadrado! Localizado no alto da montanha com uma igrejinha no meio, ele está cercado de várias pousadas, restaurantes, casinhas coloridas, vida e energia positiva. Ali, as crianças podem ficar soltas jogando futebol, correndo e curtindo…
Grandes, calmas e com água morninha, as praias do sul da Bahia são perfeitas para quem vai com crianças. Só não vá para Trancoso esperando um mar de água cristalina, porque a beleza do lugar é resumida em tons de azul misturados com verde. Visto de cima junto com as falésias, compõe o cenário perfeito, tornando o lugar uma das paisagens mais lindas do Brasil.
Para quem busca paz, sossego e um clima tropical para curtir as férias, essa é uma excelente pedida. As praias dos Coqueiros, Nativos e do Espelho, Itapororoca e Rio da Barra são as mais famosas, e cada uma tem suas características próprias que mudam muito com a tábua das marés. Alugar uma bike para conhecer as praias ou fazer caiaque no rio Trancoso completa a programação. Uma visita a Caraíva torna a viagem ainda mais especial, já que o vilarejo ainda preserva muito da vida caiçara.
Do outro lado de Trancoso, tem a famosa Arraial d’Ajuda, com seu colorido beco das Cores e um parque aquático incrível que é a euforia da garotada!
Amazônia
A maior floresta do mundo é nossa …Que orgulho! As programações aqui são intensas e bem interessantes. É uma terra cheia de aventuras, cercada por várias lendas e, mesmo sem nenhum tipo de conexão urbana, os moradores locais conseguem viver e se desenvolver. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais vale tanto a pena viajar para a floresta amazônica! É ver e vivenciar, de perto, como essas pessoas vivem e se surpreender com coisas como a falta de um endereço, por exemplo.
O que mais nos chamou atenção foi o espetáculo gratuito da natureza justamente na linha onde os rios Solimões e Negro se encontram. Por terem temperaturas e cores diferentes, essas águas não se misturam. O pôr do sol que, com as cores da floresta, ficava ainda mais reluzente de tão lindo, também foi o que mais me impressionou. Assistir ao pôr do sol, passear de barco, pescar, fazer a focagem noturna com os jacarés e estar em um lugar onde a tecnologia ainda não dominou nos dá uma enorme sensação de paz e tranquilidade.
Cambará do Sul
Destino que ficou mais famoso após a pandemia, Cambará do Sul tem como destaque a beleza indescritível dos seus cânions! É um local muito procurado por casais, mas para crianças acima de oito anos pode ser também uma excelente opção. Fica na Serra Gaúcha, onde o foco é curtir atividades ao ar livre, relaxar em meio a áreas de mata nativa e admirar as belezas naturais. É ali que estão os famosos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza.
Além disso, o lugar oferece uma série de opções de passeios que fogem do óbvio, como piquenique para apreciar o pôr do sol, passeio de quadriciclo e passeio de balão, e saborear um autêntico churrasco gaúcho.
São Miguel dos Milagres
Milagres é um dos destinos mais preservados do litoral de Alagoas. Com lugares bem rústicos, vilas de pescadores, pousadas pé na areia e praias praticamente desertas, como a famosa Praia do Patacho, uma agradável surpresa para quem a visita essa região. É um programa bem natureza, com suas piscinas de água natural. Vale fazer a caminhada toda saindo de São Miguel até a Praia do Riacho e passar pela Praia do Marceneiro. A praia de São Miguel dos Milagres é repleta de jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com o mar quase azul cristalino.
Existem beach clubs e restaurantes nas praias, o que facilita toda a infra para quem viaja em família. Os passeios de jangada nos quais as crianças podem fazer snorkeling, e os passeios de buggy e traineira para avistar o peixe-boi fazem deste lugar ainda mais especial. Vale a pena esticar também até Maragogi com suas águas cristalinas e comprovar que o Caribe brasileiro é no Alagoas!
Chapada dos Veadeiros
Sabe aquele lugar que você pode ficar hospedado por um mês e mesmo assim ainda vai faltar coisas para fazer? Esse lugar é a bela Chapada dos Veadeiros, localizada em Goiás, bem no centro do Brasil, e que guarda um pouco de cada bioma brasileiro. Além de abrigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial pela UNESCO, a Chapada abriga também oito cidades, cada uma com seu estilo.
A região como um todo é incrível e oferece atividades como tirolesa, trilhas alternativas e cachoeiras com quedas d’água de tirar o fôlego. Considerado o melhor lugar do Brasil para observar o céu, a Chapada é mística. É um turismo de aventura com infra e trechos muito bem sinalizados, além de guias muito preparados para mostrar o que o local tem de melhor.
Com o crescente fluxo de turistas, essa infra vem aumentando cada vez mais, e todo ano, abrem-se novas opções de cachoeiras e trilhas. Para crianças acima de oito anos, é uma verdadeira aventura encarar as surpresas do Cerrado!
FONTE: VOGUE.GLOBO