Início Política Vereador Rosinaldo Bual é preso por suspeita de rachadinha em Manaus

Vereador Rosinaldo Bual é preso por suspeita de rachadinha em Manaus

Caso segue sob apuração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM).Chefe de gabinete também foi detida

0
Rosinaldo Bual na CMM — Foto: Divulgação

O vereador de Manaus Rosinaldo Bual (Agir) e a chefe de gabinete dele foram presos preventivamente durante operação que investiga um esquema de rachadinha na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (3). O caso segue sob apuração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

Foram cumpridos mais de dezessete mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Durante a ação, os agentes encontraram três cofres: um na casa de Bual, outro na casa da mãe e o terceiro no sítio do vereador.

Segundo o MPAM, Bual se recusou a fornecer as senhas, e os cofres foram levados para a sede do órgão para perícia. Em um dos cofres foram achados dois cheques com valores que, somados, ultrapassam R$ 600 mil.

Foram apreendidos os seguintes materiais:

  • 3 cofres
  • 2 armas
  • Aparelhos eletrônicos

g1 tenta localizar a defesa de Rosinaldo Bual.

De acordo com as investigações, mais de 100 pessoas trabalharam no gabinete do vereador desde o início do mandato.

Os funcionários recebiam um alto valor de salário na folha de pagamento, mas pessoas ligadas ao vereador intimidavam os trabalhadores para que metade do valor fosse transferido a Bual por dinheiro em espécie ou Pix.

A quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça revelou diversas transferências feitas diretamente para a conta pessoal de Rosinaldo Bual.

O MP não deu detalhes sobre a participação da chefe de gabinete do vereador no esquema criminoso. Ambos foram encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) confirmou que o Gaeco esteve na casa legislativa realizando a operação nas dependências do gabinete do vereador.

“A CMM reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização”, conclui a nota.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui