Início Mundo Israel x Irã: Possível envolvimento dos EUA no conflito eleva tensão

Israel x Irã: Possível envolvimento dos EUA no conflito eleva tensão

Autoridades disseram que Trump, por enquanto, abandonou a ideia de enviar funcionários para se reunir com os iranianos e tentar fechar um acordo

0
O presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: Ken Cedeno/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem indicado cada vez mais a possibilidade de se envolver diretamente no conflito entre Israel e Irã.

A nova postura mais agressiva representa uma mudança significativa no pensamento de Trump, embora fontes do governo tenham dito que o presidente continua aberto a uma solução diplomática — se o Irã fizer concessões significativas.

Enquanto isso, o Irã já fez ameaças aos EUA afirmando que o país será alvo de uma retaliação, caso impeça os ataques iranianos contra Israel.

No fim de semana e na segunda-feira (16), as discussões entre autoridades do governo Trump continuaram centradas na tentativa de encontrar uma solução diplomática, relataram fontes familiarizadas com as negociações.

Mas Trump sinalizou na manhã de terça-feira (17) que sua paciência com a diplomacia estava se esgotando.

“Não estou muito a fim de negociar com o Irã”, disse ele a repórteres a bordo do Air Force One, retornando mais cedo da Cúpula do G7 no Canadá.

Acrescentando que seu objetivo no Irã era de “um fim, um fim real, não um cessar-fogo”, ou “desistir completamente”.

O líder americano disse esperar que as próximas 48 horas revelem mais sobre se Israel planeja desacelerar ou acelerar os ataques ao Irã.

“Vocês vão descobrir. Ninguém diminuiu o ritmo até agora”, disse.

Indagado se o envolvimento militar dos EUA garantiria a destruição do programa nuclear iraniano, como algumas autoridades israelenses afirmaram publicamente, o presidente disse a repórteres: “Espero que o programa deles seja eliminado muito antes disso. Eles não terão uma arma nuclear.”

Autoridades disseram que Trump, por enquanto, abandonou a ideia de enviar altos funcionários para um local mutuamente acordado no Oriente Médio para se reunir com os iranianos e tentar fechar um acordo.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui