Início Destaques Mais de 100 cardeais estão no Vaticano após morte do papa Francisco

Mais de 100 cardeais estão no Vaticano após morte do papa Francisco

Grupo se reunirá no início de maio em uma votação secreta para eleger o próximo pontífice

0
Cardeais comparecem à Missa Pro Eligendo Romano Pontifice na Basílica de São Pedro, antes de entrarem no conclave em 12 de março de 2013 na Cidade do Vaticano • Franco Origlia/Getty Images

    Cardeais de todo o mundo estão indo para o Vaticano para participar de discussões pré-conclave, a eleição secreta que elegerá o próximo papa, e para a cerimônia em si.

    Segundo a Santa Sé, 103 cardeais já estão no Vaticano. Entretanto, não foi informado quantos deles são eleitores — ou seja, têm menos de 80 anos. Ao todo, há 135 cardeais eleitores atualmente.

    Cardeais brasileiros também estão a caminho da Itália para o conclave, que deve acontecer na primeira semana de maio e será realizado na Capela Sistina.

    Também foi informado nesta quarta-feira (23) que quase 20 mil pessoas já visitaram o velório do papa Francisco, que acontece na Basílica de São Pedro.

    O Vaticano disse mais cedo que pode estender o horário de visitação até depois da meia-noite de Roma (19h de Brasília) devido ao grande número de pessoas.

    O funeral do pontífice acontecerá no sábado (26) às 10h, no horário local (5h de Brasília) e deve reunir diversos líderes mundiais, incluindo Javier Milei, presidente da Argentina, terra natal de Francisco, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    O papa será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, fora do Vaticano, quebrando mais uma tradição da Igreja Católica.

    Morte do papa Francisco

    O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu a liderança da Igreja Católica em março de 2013.

    Ele marcou a história da instituição como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

    O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado na segunda-feira (21).

    Cardeais de todo o mundo se dirigem agora a Roma e ao Vaticano para participar do conclave, a eleição secreta que elegerá o próximo papa. Isso deve ocorrer no início de maio.

    Os clérigos relembraram o pontificado de Francisco, destacando sua “humildade e bravura”.

    FONTE: Por CNN

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui