O ator Val Kilmer, 65, faleceu nesta terça-feira (1º) em Los Angeles, nos Estados Unidos. O ator, conhecido por filmes como “Top Gun”, “Fogo Contra Fogo” e “The Doors”, sofreu por uma década com um câncer de garganta.
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com um tumor na garganta. Na época, sites chegaram a noticiar que o ator negava o tratamento do câncer por causa da sua religião, a a Christian Science Church, que prega a cura pela oração.
Em 2020, a pedido dos filhos, o ator Val Kilmer foi submetido a uma cirurgia para tratar o câncer na garganta. Depois, ele precisou passar por uma traqueostomia, um procedimento no qual os médicos colocam um tubo entre a traqueia e o pulmão.
Por causa dos procedimentos, Val Kilmer perdeu a voz. Por causa disso, o ator contou com a ajuda da inteligência artificial para recriar a sua voz como Iceman em “Top Gun: Maverick”. A participação de Kilmer emocionou Tom Cruise. Eu conheço Val há decadas e para ele voltar e interpretar esse personagem… ele é um ator tão poderoso que rapidamente se transformou no personagem de novo”, disse em entrevista ao Jimmy Kimmel.Play Video
No documentário “Val”, o ator falou sobre as dificuldades diárias sofridas após o câncer na garganta. Nos últimos anos, o astro, que também foi um dos intérpretes do Batman no cinema, vinha se alimentando com uma sonda.
“Obviamente estou parecendo muito pior do que me sinto. Não consigo falar sem tapar esse buraco [na garganta]. Você tem que escolher entre respirar ou comer. É um obstáculo muito grande para quem me vê”, disse ele.
Apesar das consequências do tumor, a filha de Val Kilmer, Mercedes, diz que a causa da morte do pai foi uma pneumonia. Ela ainda afirma que o câncer de garganta do ator já havia sido curado.
FONTE: Por CNN