Início Destaques ‘Nenhuma Bíblia é vista’, diz Moraes ao exibir imagens de vandalismo de...

‘Nenhuma Bíblia é vista’, diz Moraes ao exibir imagens de vandalismo de 8 de janeiro

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), exibiu nesta quarta-feira (26) um vídeo com imagens da ação de vândalos golpistas no dia 8 de janeiro de 2023.

Moraes reproduziu o material durante a leitura do seu voto no julgamento que decide se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados vão se tornar réus por tentativa de golpe de Estado.

Ao exibir imagens dos apoiadores de Bolsonaro na Praça dos Três Poderes, Moraes observou: “Nenhuma Bíblia é vista”.

A fala rebate uma narrativa repetida por Bolsonaro e aliados de que os vândalos presos no dia 8 de janeiro eram pessoas de idade e religiosas, que não estavam armadas, e que, portanto, estão reclusas injustamente.

Também ao comentar esses atos antidemocráticos, o ministro do STF afirmou que aquele dia não foi um “domingo no parque”, mas, sim, uma tentativa de ruptura democrática.

“Não houve um domingo no parque”, diz Alexandre de Moraes

Denúncia do golpe

Moraes é o relator, no STF, do inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado por parte de Bolsonaro e de seu entorno em 2022.

A análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o chamado “núcleo crucial” da organização criminosa golpista iniciou nesta terça (25) e foi retomado nesta quarta-feira.

Neste momento, a Primeira Turma do Supremo vai decidir se aceita a denúncia da PGR e torna o grupo de oito pessoas réu por tentativa de golpe de Estado.

Se isso ocorrer, Bolsonaro e os sete aliados serão processados e terá início a chamada fase da “instrução”, com a coleta de provas e a tomada de depoimentos de testemunhas.

Só após essa fase, é que o “núcleo crucial” terá suas condutas julgadas pelos magistrados, que podem condenar ou absolver Bolsonaro e os sete aliados.

FONTE: Por G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui