O universo dos emojis e seu significados ocultos, aparentemente restritos apenas à parcela jovem da população, foram uma das peças-chave para o desenvolvimento da trama, que gira em torno da elucidação da morte de Katie, que supostamente teria sido assassinada por Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos.
A série “Adolescência”, da Netflix, se tornou um sucesso de público e chegou a ser o conteúdo mais visto da plataforma de streaming. A popularidade da produção jogou luz e incentivou o debate público sobre a cultura masculina jovem e incel, sua visão sobre as mulheres e os efeitos disso na sociedade contemporânea.
Com base nas interações dos dois no Instagram, o detetive Luke Bascombe (Ashley Walters) presume que eram amigos ou até mesmo tinham um relacionamento. Isso até que o próprio filho de Bascombe — também aluno da escola — diz a ele que está completamente enganado.
Os emojis aparentemente inofensivos que Katie comentou nas postagens de Jamie eram, na verdade, um código de bullying. O emoji de dinamite representa uma “pílula vermelha” explodindo, uma referência à “manosfera”. O símbolo 100 é outro código da comunidade masculina, aludindo a uma teoria dentro desses círculos de que 80% das mulheres são atraídas por apenas 20% dos homens. Em outras palavras, Katie estava insinuando que Jamie era um “incel”.Play Video
Na vida real, a cultura red pill e incel lança mão de emojis com significados não-literais para se expressar nas redes sociais, como o Discord e o X. O mesmo vale também para outro grupos com postura ofensiva e comportamentos criminosos, como os pedófilos e os cleptomaníacos. Confira abaixo uma lista de emojis e seus significados ocultos:
🐀 🧺 — usados pelo grupo de cleptomaníacos, que são pessoas que possuem um transtorno psiquiátrico caracterizado por um impulso incontrolável de roubar. A comunidade se autodenomina de “mirtileiros” e, portanto, lança mão também o emoji de mirtilo para se identificar e legendar as publicações que fazem para mostrar o que roubaram.
💊 🗿 🍷 — adotados pela comunidade red pill, caracterizada por homens que trocam dicas machistas sobre como se portar na sociedade e como tratar as mulheres. A pílula faz referência ao filme “Matrix”, e os emojis de cabeça de pedra e taça de vinho associados indicam homens de alta capacidade intelectual.
🍭 — emoji relacionado a pedofilia, nasceu como uma referência ao livro “Lolita”, de Vladimir Nabokov, em que o protagonista fica obcecado, sequestra e abusa uma menina de 12 anos. A ligação entre o emoji e a obra se dá pelo fato de que pirulito em inglês é “lollypop”.
🥛 ⚡⚡ — identificados como símbolos neonazistas e de grupos defensoras da supremacia branca. O copo de leite foi adotado ainda durante o regime nazista na Alemanha como símbolo de uma suposta superioridade da população branca, que deteria a capacidade de digerir a bebida láctea. Os dois raios, juntos, fazem referência à Schutzstaffel, grupo paramilitar de Adolf Hitler conhecido pela sigla SS.
FONTE: Por CNN