O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concluíram, no final da tarde de quinta-feira (20), a remoção de 74 animais, entre peixes e tartarugas, que estavam sendo mantidos em cativeiro, sem a devida licença ambiental, em uma casa localizada no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul de Manaus.
O proprietário já havia sido multado pelos órgãos de proteção ambiental este mês, quando o viveiro foi flagrado.
A fiscalização teve início no dia 11 de março, quando o responsável pelo local foi multado em R$ 140 mil. Ele ficou designado como fiel depositário dos animais até que o Ipaam pudesse coordenar a remoção para um ambiente adequado.
No entanto, após verificação detalhada, foi constatado que o homem mantinha 27 animais a mais do que o informado inicialmente. Como resultado, a multa foi revisada e ampliada para R$ 195 mil.
Ao todo, a operação resultou no resgate de 27 tartarugas, 8 pirarucus, 38 tambaquis e um aruanã. Todos os animais foram cuidadosamente realocados para a Fazenda Experimental da Ufam, situada no km 38 da Rodovia BR-174.
O Ipaam esclareceu que o infrator tem 20 dias para pagar a multa ou apresentar defesa, conforme o Decreto Federal nº 6.514/08.
FONTE: Por G1 AM