Quatro pessoas de uma mesma família foram soterradas após um deslizamento de terra atingir duas casas no bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus, na manhã deste domingo (19). O desastre ocorreu após a intensa chuva que atingiu a capital desde a noite de sábado (18).
Em seguida, equipes dos bombeiros foram vistas transportando uma caixa contendo o membro amputado de Jhuliana, encontrado entre os escombros onde ela vivia com a família. O estado de saúde dela ainda não foi divulgado.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que 58 bombeiros, incluindo especialistas em resgate de estruturas colapsadas, salvamento e primeiros socorros, estão atuando no local do deslizamento. A operação também conta com equipes acompanhadas por cães de resgate.
O Coronel Borges, subcomandante geral do CBMAM, falou sobre os desafios enfrentados pelas equipes no local do deslizamento de terra.
“Continuamos com as escavações, um trabalho minucioso, demorado e delicado, além de muito cansativo. Uma retroescavadeira será acionada para auxiliar na operação. A energia elétrica foi cortada na área afetada. O terreno é uma ravina, com barrancos, o que dificulta ainda mais o trabalho, além de não haver muito espaço para manobra, mas não vamos arredar o pé até localizar as duas vítimas”, disse.
Outros feridos
Além da família soterrada, o deslizamento de terra deixou outras pessoas feridas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até as 14h deste domingo, quatro vítimas haviam sido atendidas em unidades da rede pública.
- Uma paciente de 13 anos recebeu atendimento no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, passou por consulta e exames, e foi liberada após alta médica.
- Um menino de 6 anos foi atendido no Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) José Lins e transferido para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, onde segue internado.
- Um jovem de 19 anos foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde realiza exames.
- Um paciente de 16 anos também está recebendo atendimento no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e outros órgãos municipais continuam mobilizadas no local, oferecendo apoio às vítimas e suas famílias, além de dar sequência às buscas pelo pai e pela filha que continuam desaparecidos.
Manaus no topo dos desastres naturais
Em 2024, Manaus foi a cidade brasileira que mais emitiu alertas de desastres naturais, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A capital amazonense lidera o ranking, com 50 alertas emitidos, seguida por Belo Horizonte e São Paulo, que tiveram 41 alertas cada.
De acordo com o Cemaden, Manaus ocupa a oitava posição no ranking de municípios com maior número de ocorrências de desastres naturais, com 19 incidentes registrados, a maioria de origem hidrológica, como enchentes e enxurradas, seguidos pelos deslizamentos em áreas urbanas vulneráveis.
A situação, que se agrava com as chuvas intensas típicas deste período, é reflexo do crescimento urbano desordenado, levando muitas famílias a se estabelecerem em áreas de risco por falta de opções.
FONTE: Por G1 AM