A Volkswagen celebra, nesta segunda-feira (20), o Dia Nacional do Fusca. Ao longo dos anos, o “Besouro” cativou os brasileiros com sua simplicidade aerodinâmica e utilidade.
No Brasil, nenhum outro veículo de passeio teve tanto tempo de produção no país quanto o Fusca: 30 anos (de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996).
3,1 milhões de unidades. Esta é a quantidade de Fuscas vendidos durante os seus 30 anos de comercialização no Brasil. Desse montante, estima-se que que 1,7 milhões de unidades ainda estejam em circulação no território brasileiro.
Dentro das estatísticas de unidades ainda presentes do Brasil, um Fusca de ano 1970 tem um significado especial para o casal Carol Mendonça e Cláudio Jedai.
Com uma página no Instagram (@fusconautas), o casal de Sergipe mostra o dia a dia das aventuras com o modelo icônico. Em dupla comemoração, Lindomar (apelido para o Fusca do casal), também celebra aniversário com Carol e Cláudio.
“Dia Nacional do Fusca pra gente é como se fosse o aniversário do nosso Lindomar. A gente sempre comemora um pouquinho com ele. Inclusive esse mês ele tá fazendo 10 anos com a gente”, diz Carol.
O casal, inclusive, já chegou a passar mais de 400 dias viajando a bordo do Fusca 1970 e passagem por vários locais, como a Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e países como Uruguai e Argentina. Para os fãs de Fusca, em São Paulo, a Garagem VW exibe algumas unidades do modelo que foi líder do mercado por 23 anos.
Fusca 1986
A unidade, que saiu diretamente da linha de produção, está entre os últimos fabricados na “primeira fase” do modelo, que permaneceu em linha entre 1959 e 1986. A unidade vermelha do Fusca que está no acerto da Volkswagen, é equipada com motor 1.600 cm³ a álcool.
O Fusca Itamar (1993)
Fora de linha desde o fim de 1986, o Fusca voltaria a ser fabricado em 1993. O renascimento, inédito no mundo, veio de um pedido do então presidente da República, Itamar Franco, que via na retomada da produção um caminho para a geração de empregos e um estímulo econômico.
A unidade é o primeiro exemplar produzido na segunda fase de manufatura e o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável.
Fusca 1996
Em 1996, após mais três anos de produção, o Fusca saiu de linha. Para celebrar a aposentadoria do “Besouro”, a Volkswagen criou a Série Ouro.
1.368 exemplares diferenciados dos demais Fuscas “Itamar” por faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e a plaqueta “Fusca”, na tampa do motor, em dourado. No interior, bancos com revestimento de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes.
FONTE: Por CNN