A imprensa internacional repercutiu a vitória de Fernanda Torres, 59, na cerimônia do Globo de Ouro, que aconteceu na noite de domingo (5). A estrela de “Ainda Estou Aqui” levou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, superando nomes como Nicole Kidman (“Babygirl”) e Tilda Swinton (“O Quarto Ao Lado”).
Em sua maioria, os grandes veículos estrangeiros classificaram o primeiro triunfo de uma atriz brasileira na história da premiação como uma “grande reviravolta”. No geral, os destaques ficaram para o discurso de agradecimento da estrela de “Tapas e Beijos” em menção à sua mãe, Fernanda Montenegro, e para o fato de Torres ter batido nomes do primeiro escalão de Hollywood.
A CNN Internacional disse que a brasileira foi “uma vitória surpresa na noite de domingo”; o LA Times afirmou que Fernanda Torres foi “a única reviravolta real” da noite; e o The Guardian colocou o triunfo da atriz de “Os Normais” como mais surpreendente do que o de Demi Moore, que levou o prêmio na categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical.
O veículo britânico destacou ainda o fato de que a Sony, produtora do filme, deve colocar mais recursos na campanha de premiações para Fernanda Torres.
“A Sony parece disposta a investir mais recursos em sua campanha para promover o ator, cuja mãe — a lendária Fernanda Montenegro — foi indicada ao Oscar há 25 anos por ‘Central do Brasil’, e que interpreta a versão mais velha de sua filha em ‘Ainda Estou Aqui’.”
Quem foi na contramão da tendência foi a Variety, que já havia colocado Fernanda Torres como favorita à vitória no Globo de Ouro. Para a revista norte-americana, o triunfo dá forças para a brasileira na corrida pelas premiações que ainda estão por vir nessa temporada, como o Oscar.
FONTE: Por CNN