O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou uma reunião geral para falar sobre o combate a desinformação durante Eleições municipais no estado, nesta quarta-feira (17).
A reunião teve a participação do presidente do tribunal, desembargador João Simões, por meio remoto, devido a condições médicas, do corregedor eleitoral, desembargador Airton Gentil, juízes eleitorais, além de representante do Ministério Público.
Durante a reunião, o presidente do TRE-AM informou que a reunião aconteceu após pedido de institutos de pesquisa, para que fossem discutidas as ações de combate a desinformação no período eleitoral.
As pesquisas eleitorais foram o centro das discussões do TRE-AM, junto com representantes de institutos de pesquisas e representantes de partidos políticos que também participaram do encontro.
Um material foi elaborado pelo TRE-AM para esclarecer de que maneira as pesquisas eleitorais devem ser feitas, além de dados atuais sobre pesquisas que já foram realizadas e penalidades.
Por sua vez, os representantes dos institutos de pesquisa disseram que a reunião é importante para que haja uma proximidade entre os órgãos responsáveis pelas eleições e os institutos que realizam as pesquisas eleitorais.
O primeiro turno das eleições municipais será em 6 de outubro. Já as convenções que definirão os candidatos serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
FONTE: Por G1 AM