Início Mundo Esporte Pleno do STJD remarca julgamento de John Textor pela terceira vez

Pleno do STJD remarca julgamento de John Textor pela terceira vez

Proprietário da SAF do Botafogo será julgado pelas declarações dadas após a derrota para o Palmeiras, em novembro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro

0
Dono da SAF do Botafogo, John Textor é autor de denúncias sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro Roque de Sá/Agência Senado

O julgamento de John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, será retomado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira (26).

O dirigente foi denunciado por conta das declarações dadas após o jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão de 2023, e o caso já foi adiado por duas vezes. A sessão está prevista para às 12h (de Brasília).

O segundo adiamento aconteceu no dia 18 de abril, quando John Textor foi ao Tribunal e teve uma reunião com o Felipe Bevilacqua, vice-presidente do STJD, onde mostrou-se disposto a colaborar e enviar os indícios de provas de manipulação de resultados no futebol brasileiro.

John Textor também foi denunciado pelo Tribunal por não entregar as provas dentro do prazo estipulado a respeito das declarações sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro. A sessão, que aconteceria nesta segunda (15), ainda não tem data definida.

As denúncias feitas por John Textor nos últimos meses também o levaram a ser ouvido na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas (CPIMJAE), nesta segunda (22), em Brasília.

Após a derrota para o Palmeiras, no Nilton Santos, Textor fez duras críticas à arbitragem e a CBF, pedindo a renúncia do presidente Ednaldo Rodrigues.

Relator do processo, Maurício Neves foi o único auditor a explanar seu voto antes do pedido de vista, em sessão no dia 9 de abril, e pediu um aumento da punição ao dirigente: suspensão de 105 dias e multa de R$ 75 mil.

Relembre o caso

O empresário foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): 243-F (“ofender alguém em sua honra”), 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem ou local de partida) e 184 (quando o agente pratica duas ou mais infrações, acumulam-se as penas).

Em dezembro, a 5ª Comissão Disciplinar do STJD aplicou multa de R$ 25 mil e suspensão de 35 dias a John Textor, mas o Botafogo conseguiu efeito suspensivo.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui