Início Mundo Em resposta ao papa, chefe da Otan diz que Ucrânia precisa de...

Em resposta ao papa, chefe da Otan diz que Ucrânia precisa de armas, não de bandeiras brancas

Pontífice afirmou que país deveria ter a “coragem da bandeira branca” e negociar fim da guerra

0
Papa Francisco se reúne com peregrinos na Basílica de São Pedro, no Vaticano 03/06/2023 REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O chefe da Otan — a aliança militar ocidental –, Jens Stoltenberg, afirmou nesta segunda-feira (11) que discorda dos comentários do Papa Francisco de que a Ucrânia deveria ter a “coragem da bandeira branca” e negociar o fim da guerra desencadeada pela invasão da Rússia.

Questionado sobre as observações do papa, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte disse à Reuters: “Se quisermos uma solução negociada, pacífica e duradoura, a maneira de chegar lá é fornecer apoio militar à Ucrânia”.

Na entrevista, ele também se distanciou da fala do presidente da França, Emmanuel Macron, de que os aliados ocidentais não deveriam descartar o envio de tropas para a Ucrânia.

Stoltenberg ressaltou que mesmo que países da Otan enviassem tropas individualmente para a Ucrânia, isso afetaria a aliança como um todo, uma vez que os seus membros estão vinculados por um pacto de defesa coletiva.


As declarações do secretário-geral aconteceram em entrevista à Reuters concedida na sede da Otan, após uma cerimônia de hasteamento da bandeira para marcar a adesão da Suécia à aliança militar.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui