Início Amazonas Amazonas amplia vacinação contra a dengue para crianças e adolescente de até...

Amazonas amplia vacinação contra a dengue para crianças e adolescente de até 14 anos

Segundo Fundação de Vigilância em Saúde, ampliação segue orientação do Ministério da Saúde.

0
Ampliação da vacinação no Amazonas segue orientação do Ministério da Saúde. — Foto: Divulgação/Semsa

O Amazonas vai ampliar a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de até 14 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) e, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), segue orientação do Ministério da Saúde. 

Dados do MS apontam que o Amazonas contabiliza 2.597 casos confirmados da doença e 6.196 prováveis casos. Já o número de mortes subiu para 7.

De acordo com a FVS, a vacina contra a dengue é uma medida preventiva complementar para reduzir não apenas o número de casos da doença, mas também a gravidade dos casos. 

“A vacinação é uma das principais intervenções em saúde pública. Então, convocamos todos os pais e responsáveis para levarem as crianças e adolescentes para a vacinação”, disse a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim. 

A vacina contra a dengue está sendo destinada, no primeiro momento, a 12 municípios do estado: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea. 

Conforme a FVS, os municípios integram a região de saúde reconhecida pelo Ministério da Saúde como “Manaus, entorno e Alto Rio Negro”, área que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses.

Além da vacinação, é importante que a população siga, de forma contínua, as medidas preventivas contra as arboviroses, como a eliminação de criadouros de mosquitos. 

“É preciso manter a prevenção, fazendo o checklist de 10 minutos e eliminar os criadouros de forma contínua, verificando todo e qualquer recipiente que possa acumular água em nossa residência e nos arredores”, acrescentou a responsável pela Vigilância Ambiental, Elder Figueira. 

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui