Início Brasil Inscrição para o ‘Enem dos concursos’ começa nesta sexta-feira; nove cidades do...

Inscrição para o ‘Enem dos concursos’ começa nesta sexta-feira; nove cidades do AM serão locais de provas

Ao todo, a seleção vai designar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

0
Enem dos concursos — Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A inscrição para o Concurso Nacional Unificado (CPNU) – o “Enem dos concursos” começou nesta sexta-feira (19). No Amazonas, nove municípios estão entre os locais de prova. Saiba como se inscrever.

Há vagas para candidatos de nível médio e superior. As vagas do CPNU são divididas em oito blocos temáticos.

Ao todo, a seleção vai designar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

As provas serão simultâneas em 220 cidades de todo o Brasil no dia 5 de maio. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova.

Inscrição

As inscrições seguem abertas até o dia 9 de fevereiro de 2024.

Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas (de uma mesma área de atuação) em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição (R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior).

Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos.

No momento da inscrição, o candidato vai escolher um dos oito blocos temáticos.

Locais de aplicação da prova

As prova será aplicadas simultaneamente em 220 cidades de todo o Brasil. No Amazonas, nove cidades foram selecionadas como locais de provas. São elas:

  • Coari
  • Itacoatiara
  • Lábrea
  • Manaus
  • Manicoré
  • Parintins
  • São Gabriel da Cachoeira
  • Tabatinga
  • Tefé

Na Região Norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins.

Como será a prova?

A prova será dividida em duas partes no mesmo dia.

A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.

A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui