Um helicóptero com quatro pessoas a bordo desapareceu, na véspera de ano novo (31), no litoral norte de São Paulo. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o sumiço e informou que o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação foi acionado na madrugada desta segunda-feira (01) para iniciar as buscas na região, que foram retomadas ainda na madrugada de hoje (02).
Até o momento, a aeronave ainda não foi encontrada.
Quem estava no helicóptero?
Estavam no helicóptero mãe e filha identificadas como Luciana Marley Rodzewics Santos e Letícia Ayumi Rodzewics Sawunoto, de 46 e 20 anos. Além delas, estavam também o piloto e um amigo das duas.
As identidades do piloto e do amigo não foram reveladas.
O que aconteceu?
Mãe e filha foram convidadas por um amigo para um passeio de helicóptero até Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A aeronave, ocupada pelos três e pelo piloto, decolou do Aeroporto do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista às 13h15 de domingo (31).
Silvia Santos, irmã de Luciana e tia de Letícia, informou à CNN que a irmã avisou na manhã do domingo que não participaria da festa de Réveillon da família porque iria a um passeio. Em contato com o namorado de Leticia, ela descobriu que ambas haviam ido nesse passeio de helicóptero que, segundo informações, seria somente um bate e volta na cidade.
A jovem chegou a enviar um vídeo para o namorado antes do desaparecimento. “Tá perigoso. Muita neblina, estou voltando”, diz Letícia no vídeo, que mostra o céu bastante encoberto e sem visibilidade de dentro do helicóptero.
O último registro da aeronave nos radares ocorreu por volta das 15h do domingo, quando o helicóptero sobrevoava a serra de Caraguatatuba.
A família informou ainda que, segundo informações que receberam das autoridades, a localização do celular de Luciana ainda estava ativa e aeronaves da Força Aérea tentam fazer buscas no local, que não foi informado. Porém, devido à falta de visibilidade, eles não conseguiram pousar no local do sinal nesta segunda-feira (1).
Como estão as buscas?
As buscas pelo helicóptero estão sendo feitas pela Força Aérea Brasileira com o uso de uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação. Segundo informações, as buscas ocorrem em toda a região do litoral norte do estado, principalmente sobre o Parque Estadual da Serra do Mar.
O Comando de Aviação da Polícia Militar disse que está à disposição da FAB e, assim que houver alguma confirmação de localização, poderá prestar apoio e atuar em um possível resgate
Segundo a última atualização da FAB, na manhã de hoje (2), as buscas foram retomadas e a aeronave segue desaparecida.
Como é o helicóptero que sumiu?
O helicóptero é um Robinson 44 de cor cinza e preta. Segundo informações do fabricante, trata-se de um monomotor de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo. A capacidade da aeronave é de três passageiros e o piloto.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação (Anac), a aeronave não tem permissão para realizar o serviço de taxi-aéreo, mas a documentação do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade está em situação regular, com validade até junho de 2024.
Como estava o tempo no momento do voo?
A Defesa Civil do Estado chegou a emitir um alerta para a passagem de uma frente fria na região do litoral norte do estado entre sábado (30) e segunda-feira (1). A frente fria aumentava as chances de pancadas de chuva forte a rajadas de vento na região.
O vídeo enviado por Letícia ao namorado mostra o tempo completamente fechado na área. Na imagem, é possível ver que havia muita neblina durante o voo.
Conforme a Climatempo, a previsão para Caraguatatuba e Ilhabela no dia 31 era de céu com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
FONTE: Por CNN