Início Amazonas Período de cheia no AM deve ficar dentro das normalidades em 2024,...

Período de cheia no AM deve ficar dentro das normalidades em 2024, prevê Censipam

Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia reuniu diversos órgãos para debater a previsão do período de cheia em 2024 nos rios do estado.

0
Medidor do Rio Amazonas no porto municipal de Itacoatiara (AM) — Foto: Liam Cavalcante/ Rede Amazônica

Após o Amazonas viver a pior seca da história em 2023, o nível das águas dos rios no estado devem voltar a atingir níveis dentro da média de anos anteriores. Os dados da previsão do período de cheia em 2024 foram apresentados nesta quarta-feira (13) pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Representantes do Governo do Amazonas, Defesa Civil, Marinha, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidades Federal e Estadual do Amazonas e outros órgãos se reuniram no seminário “Pré-Cheia: Análise e Prognóstico Hidrometeorológico 2024”, para debaterem o que é previsto para o período.

“A cada semestre a gente tem realizado no sentido de convidar as instituições que estão no Amazonas, vários órgãos que trabalham com essa questão hidrológica na Amazônia, no sentido de fazer uma análise das condições atuais e fazer um prognóstico do que vai acontecer nessa próxima cheia”, explicou o coordenador operacional de hidrologia do Censipam, Flávio Altieri.

Censipam reuniu diferentes órgãos para debaterem previsão do período de cheia em 2024 nos rios do Amazonas. — Foto: Patrick Marques/g1 AM
Censipam reuniu diferentes órgãos para debaterem previsão do período de cheia em 2024 nos rios do Amazonas. — Foto: Patrick Marques/g1 AM

Assim como a seca severa vivida em 2023 afetou uma grande parte da população, a cheia também pode afetar muitos moradores do estado, conforme o Centro. Com isso, os órgãos pretendem usar o que foi discutido durante o seminário para programarem ações de enfrentamento para 2024.

“A Defesa Civil do estado se vale de informações dadas por diferentes instituições. A gente recepciona essas informações, faz uma análise prévia e é esperado que essa nossa vazante histórica tenha um impacto significativo na próxima cheia”, disse o coordenador de operações da Defesa Civil, coronel Adson Ferreira.

Segundo as análises do Censipam, devido a seca severa, o nível dos rios do Amazonas ainda estão em níveis baixos. Com isso, a expectativa é que o período de cheia em 2024 alcance níveis dentro da média e que não causem tanto impacto para a população.

“Os modelos que usamos para as previsões indicam que o nível do rio vai subir e vai atingir em torno da média. Então, em termos de inundação, de cheia muito grande, a gente não deve esperar isso para este ano de 2024″, informou Altieri.

Mas o cenário preocupa os especialistas, que temem que a seca em 2024 possa ser ainda mais severa que a pior já registrada no estado.

“No entanto, a gente chama atenção no problema que isso pode significar para a próxima estiagem. Ou seja, no segundo semestre de 2024, se realmente o nível do rio não se recuperar o suficiente, se a estiagem for um pouco mais severa, a gente vai ter um problema mais sério na Amazônia. Ainda mais sério do que a gente está vivendo hoje”, finalizou o coordenador.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui