Início Manaus Quase 6 mil Carteiras de Identidade Nacional de crianças não foram retiradas...

Quase 6 mil Carteiras de Identidade Nacional de crianças não foram retiradas nos PACs de Manaus

Segundo a SSP-AM, número representa cerca de 30% das 18 mil CINs disponíveis para retirada.

0
Carteiras de Identidade Nacional — Foto: Divulgação

Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) continuam disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), em Manaus. Desse total, cerca de 30% são de crianças de zero a 12 anos. Os dados são do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

A SSP-AM reforça que o antigo Registro Geral (RG) tem validade até 2032 e neste momento só é recomendado solicitar a CIN quem está sem o documento em decorrência de sinistros, perdas, roubo ou está com a identidade com rasura ou mal conservada.

De acordo com a diretora do DPTC, Margareth Vidal, o acumulado de CINs emitidas para menores de até 12 anos se aproxima de seis mil unidades. Ela lembra que o documento deve ser retirado pelos pais/responsáveis da criança.

“É um número alto. Nós temos hoje em torno de 18 mil carteiras espalhadas pelos PACs que os usuários não vieram buscar. Quase 6 mil carteiras são de crianças e adolescentes. Então é importante que os pais lembrem que essas carteiras estão à disposição para fazerem o resgate o mais rápido possível”, disse Vidal.

Margareth Vidal informou, ainda, que nada impede os pais de solicitarem a CIN para os filhos, mas esclarece que o sistema pode não concluir a coleta de dados das crianças de até cinco anos devido à imaturidade das impressões digitais.

“Crianças de zero a cinco anos não têm obrigação nenhuma de emissão da CIN. A gente reforça que nessa idade os desenhos das impressões digitais ainda são muito pequeninos e os equipamentos não conseguem registrar adequadamente”, explicou.

Conforme Vidal, a Certidão de Nascimento é considerada o documento oficial das crianças.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui