A Câmara Municipal de Manaus (CMM) negou, nesta quarta-feira (8), um empréstimo de R$ 600 milhões solicitado pelo prefeito da capital, David Almeida, ao Banco do Brasil.
Ao todo, foram 19 votos favoráveis ao projeto, e 20 contrários. Entre os que votaram contra a proposta, está o presidente da CMM, vereador Caio André.
No pedido encaminhado aos vereadores, o prefeito disse que o valor seria destinado ao Programa de Melhoria da Infraestrutura Urbana e Tecnológica do município de Manaus (Prominf/Manaus). Por meio do programa, o dinheiro iria para áreas, como, infraestrutura básica, esporte e lazer, entre outras.
No entanto, os vereadores – inclusive, alguns que fazem parte da base do prefeito – não autorizaram que a prefeitura fizesse o empréstimo.
Essa é a segunda derrota do prefeito na casa em pouco menos de um mês.
Em outubro, os parlamantares se atrapalharam durante uma votação e vetaram um Projeto de Lei que previa uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, apresentada pelo própria própria prefeitura.
Na ocasião, a administração municipal havia pedido um aumento de 20% para 30% do limite autorizado para a abertura de créditos adicionais que poderiam ser feitos em 2024.
FONTE: Por G1 AM