Início Destaques Chuva de granizo atinge bairro de Manaus

Chuva de granizo atinge bairro de Manaus

Meteorologista do INMET atribui fenômeno a altas temperaturas e fumaça de queimadas.

0
Foto mostra fumaça de queimadas encobrindo prédios na Zona Centro-Sul de Manaus — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

O bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, foi atingido por uma chuva de granizo nesta quarta-feira (20). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as altas temperaturas e a fumaça de queimadas na cidade contribuíram para o fenômeno.

Um vídeo, feito por uma moradora do bairro Tarumã, mostra uma chuva forte, com pequenas pedras de granizo, caindo e batendo na porta da casa.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a chuva de granizo está diretamente ligada com a falta de chuva, altas temperaturas e a onda de fumaças que vem encobrindo a cidade.

Como passou muito tempo sem chover, as nuvens passam um tempo maior formando temporais.

“Esse conjuntinho está favorecendo essa questão. E como ainda tem as queimadas, condiciona tudo a essa formação de nuvens de tempestades, que é a cumulonimbus [nuvens com temporais]. Quando tem toda essa condicionante, de calor, umidade, aumenta a tendência delas, provocando essas chuvas. Como não há tempo para um desprendimento, elas caem em forma de granizo e, por isso, está tendo essa queda de granizo”, disse a meteorologista.

Durante o mês de setembro, Manaus vem registrando uma onda de fenômenos climáticos.

No dia 6 de setembro, a capital registrou mais um recorde e teve o dia mais quente do ano. Segundo o Inmet, os termômetros da capital amazonense chegaram a 38ºC.

Além disso, por vários dias, Manaus foi encoberta por uma onda de fumaça. A mais recente aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) e encobriu prédios nos bairros Aleixo e Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus. Moradores de diferentes bairros da capital também reclamam do mal cheiro da fumaça.

As autoridades ainda não se manifestaram sobre a fumaça desta quarta. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) disse que está verificando a origem da nuvem.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui