Início Destaques Governo demite servidora do AM que filmou amiga dando vodca a gato

Governo demite servidora do AM que filmou amiga dando vodca a gato

O caso aconteceu em Brasília, na quinta-feira (7). Advogada pertencia ao quadro de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).

0
FOTO: Reprodução

Uma advogada que era servidora comissionada da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) foi demitida após postar um vídeo de uma amiga dando vodca, uma bebida alcoólica, a um gato. O caso aconteceu em Brasília, na quinta-feira (7).

O vídeo, que foi exposto nas redes sociais da deputada estadual Joana Darc, mostra a ex-servidora Eliane Andrade filmando enquanto o gato toma a bebida que está no copo da amiga dela. No registro, a advogada cita a parlamentar.

“Joana Darc tem um gato bebendo vodka”, disse, dando risadas com a amiga.

Em outros dois vídeos, a mulher afirmou que o gato estava se arrastando. “Ele já andando arrastado. Toma mais uma que passa”, disse.

Depois da repercussão do caso, a deputada Joana Darc afirmou que a mulher seria desligada dos quadros do governo estadual. “Que as pessoas aprendam de uma vez por todas que maltratar animais é crime e fazer apologia a crime de maus-tratos contra os animais não é mais tolerado pela nossa sociedade, nem que seja de ‘brincadeira’. Por fim, espero que a Justiça seja feita e que o animal esteja bem”, afirmou.

Em nota, a Seap disse que repudia atos de maus-tratos contra animais. A secretaria destacou, ainda, que desligou a servidora após saber do caso. (Veja a nota completa no fim da matéria)

O g1 também procurou a Ordem Brasileira dos Advogados do Amazonas (OAB-AM). Em nota, a entidade disse que a Comissão Especial de Proteção aos Animais tomou ciência da situação e que a advogada fez apologia ao crime de maus tratos, gerando uma exposição negativa em que o animal foi submetido.

Em nota, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que a Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na sexta-feira (8), na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).

“A PC-AM destaca que, a comunicante será chamada à delegacia, para dar mais informações referentes ao fato, e posteriormente, a autora também será notificada para prestar esclarecimentos”, ressaltou a polícia.

Ao g1, advogada Eliane Andrade afirmou que está aguardando a publicação da demissão, para se manifestar sobre o caso. “Estou esperando sair oficialmente”, disse.

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados é crime e a detenção varia de três meses a um ano. O agressor também recebe multa.

Veja a nota da Seap:

A Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap AM), repudia o lamentável episódio ocorrido na última quinta-feira (07), em que uma servidora comissionada da Secretaria, divulgou em uma rede social, um vídeo onde narra a ação de uma amiga dando bebida alcoólica a um animal doméstico.

A Seap AM, informa que tão logo tomou conhecimento exonerou a referida servidora e reforça que repudia todo e qualquer ato de maus tratos contra animais, que além de crueldade é considerado crime, pela lei nº 9.605/98.

Veja a nota da OAB:

A OAB-AM, por meio da Comissão Especial de Proteção aos Animais, tomou conhecimento neste final de semana do caso do gato que foi induzido à ingerir bebida alcoólica (vodka). O caso tomou repercussão nas redes sociais após uma advogada tornar público através da sua conta no Instagram, no vídeo, a advogada aparece oferecendo vodka ao gato, na sequência faz menção à uma outra pessoa que seria a “tutora” do animal.

Devido ao lamentável episódio ocorrido nos últimos dias, a Comissão REPUDIA toda e qualquer ação de maus tratos contra os animais. Vale salientar que, ainda que o animal não tenha ingerido de fato a bebida alcoólica, a advogada fez apologia ao crime de maus tratos, gerando uma exposição negativa em que o animal foi submetido, além de colocar o bem estar do gato em risco, visto que em hipótese alguma deve ser oferido bebida alcoólica à animais.

A Comissão estará a disposição desse caso, e irá tomar as medidas necessárias para que episódios como esse não ocorram mais, nesta ocasião iremos pedir que seja feito uma advertência pelo TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB e estamos organizando uma conscientização/palestra para todos os advogados sobre os direitos dos animais.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui