Sara Souza Ribeiro, de 38 anos, e a filha, Kate Ribeiro Monteiro, de 22 anos, foram aprovadas para o mesmo curso na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As duas, que estudaram juntas para o vestibular, ingressaram no curso de Ciências: Biologia e Química, em Coari, no interior estado.
Mãe e filha contaram ao g1 como foi o processo de preparação e como deve ficar a nova rotina.
Ambas prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, e participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para poder aproveitar a pontuação no Enem e, assim, ingressar na universidade.
Superação
Sara contou que estava afastada da sala de aula há dez anos, e decidiu se preparar para conquistar o diploma de nível superior.
“Essa sensação é única. Estava há 10 anos sem estar em uma escola, e agora estou. É inexplicável, eu estou sem explicação. Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida”, disse.
Kate é finalista no curso de Pedagogia, e essa será a segunda graduação da universitária. Após a aprovação, ela afirma que torce pelo sucesso da mãe.
“É uma grande alegria. Minha mãe é meu exemplo de mulher pela pessoa que ela é e tudo o que ela fez por nós, como família. Então, agora é a vez dela investir nessa parte da vida dela, a carreira profissional, que era algo que ela sentia falta. É lindo viver esse momento com ela. Estou muito feliz realmente” , disse.
Preparação
Para se preparar para o vestibular, Sara precisou mudar a rotina, para conciliar as responsabilidades, como trabalho e casa. Com a ajuda de Kate, o sonho que parecia tão distante, ficou mais próximo de ser realizado.
“Tive que mudar bastante a minha rotina, por conta das coisas que eu fazia em casa. Eu tinha um grupo de estudo com a minha filha e o meu filho. Estudava quando tinha tempo e a gente fazia exercícios, tudo isso em casa”, detalhou.
Nova rotina
Com as aulas já iniciadas, Kate comentou que a recepção na universidade tem sido ótima. Ainda na primeira semana, ela disse que está feliz.
“Por enquanto, está tudo tranquilo. As aulas de 2023 da Ufam iniciaram agora e a gente está na fase leve do período e do curso. Vamos ver quando chegar o final do período, com as provas. A gente vai ter que focar nos livros pra valer”, explicou.
Kate deu um conselho para quem sonha em entrar em uma universidade pública.
“Insistam, até conseguirem ingressar. Os sonhos nos levam a fazer coisas que nem a gente sabia que seria capaz e é muito bom ver que a gente consegue. Então, é persistir, vencer as dificuldades e depois comemorar a conquista porque vale muito a pena”, disse.
FONTE: Por G1 AM