As viagens internacionais na China foram facilitadas. A partir desta sexta-feira, os visitantes poderão vincular suas contas Visa e Mastercard às plataformas de pagamento digital mais populares do país, permitindo que reservem táxis, andem de metrô e paguem por bens e serviços em milhões de estabelecimentos em todo o país quase sem dinheiro.
A mudança marca um renascimento dos esforços da Alipay e WeChat Pay para aceitar cartões de crédito estrangeiros após fornecerem acesso limitado no final de 2019.
As empresas disseram anteriormente que estavam agindo sob a orientação de reguladores chineses, já que Pequim busca atrair investimentos estrangeiros e viajantes internacionais para impulsionar sua economia em declínio.
Alipay, o maior aplicativo de pagamento da China operado pelo Ant Group, anunciou nesta sexta-feira que usuários estrangeiros podem vincular cartões emitidos pela Visa e Mastercard, bem como Diners Club e Discover às suas carteiras digitais. A alteração entra em vigor imediatamente.
“À medida que Chengdu [Jogos Universitários Mundiais] e os Jogos Asiáticos de Hangzhou se aproximam, mais e mais turistas estrangeiros vêm para a China e podem precisar usar pagamentos digitais para as necessidades básicas da vida”, disse a gigante fintech de Hangzhou, afiliada do Alibaba Group, em comunicado.
“Atletas e turistas de todo o mundo podem usar o Alipay no país para desfrutar de vários serviços convenientes, como compras, táxis, metrô e visitas a pontos turísticos.”
Um dia antes, a Tencent, proprietária do segundo aplicativo de pagamento mais popular do país, o WeChat Pay – conhecido oficialmente como Weixin Pay na China – fez um anúncio semelhante.
Os usuários do WeChat agora podem vincular cartões de crédito ou débito emitidos pela Visa, Mastercard, JCB ou Discover para pagamento em dezenas de milhões de comércios chineses, disse a empresa de mídia social e jogos.
A China é quase uma sociedade sem dinheiro físico, com US$ 434 trilhões em transações eletrônicas anualmente. E mais de 80% das transações de consumo diário acontecem em plataformas online, segundo dados da empresa chinesa de pagamentos com cartão UnionPay.
Alipay e WeChat Pay são dominantes em serviços de pagamento digital, respondendo em conjunto por uma participação de mercado de 91%.
Mas para a maioria dos visitantes estrangeiros, antes era impossível acessar os serviços dos aplicativos – eles precisavam ter uma conta bancária na China continental e um número de celular local.
Em 2019, Alipay e WeChat começaram a permitir o uso de cartões de crédito estrangeiros em seus aplicativos, pois os reguladores chineses diminuíram as restrições. Mas apenas comerciantes chineses selecionados foram autorizados a processar os cartões.
Os dois gigantes do pagamento começaram a afrouxar essas condições nos últimos meses, quando o país emergiu de três anos de rigorosas restrições da Covid.
No mês passado, a Mastercard anunciou que seus titulares de cartão podem “pagar como um local” na China, vinculando seus cartões ao aplicativo Alipay e fazendo pagamentos sem dinheiro em dezenas de milhões de comércios em todo o país. A mudança foi uma expansão de uma parceria estabelecida em 2019 entre as duas empresas, disse a Mastercard.
“À medida que as viagens e o turismo se recuperam, a Mastercard tem o prazer de fazer parceria com a Alipay para permitir que os portadores de cartões em todo o mundo desfrutem do máximo em segurança, conveniência e tranquilidade de pagamentos enquanto trabalham, se divertem, descansam e viajam durante suas viagens para a China”, ressalta Dennis Chang, vice-presidente executivo e presidente da divisão para a Grande China da Mastercard, em comunicado.
Uma semana depois, um executivo da Tencent disse em um fórum que a empresa abriria mais seu sistema WeChat Pay para organizações internacionais de cartões, como a Visa, a partir de julho.
“Com o aumento do intercâmbio entre a China e a comunidade internacional, a China sediará mais eventos e competições internacionais de grande escala”, explica Chen Qiru, vice-presidente da Tencent Financial Technology, na reunião “Summer Davos” do Fórum Econômico Mundial em Tianjin.
“Sob a orientação e apoio do Banco Popular da China e outros departamentos”, a Tencent está trabalhando para melhorar a experiência de pagamento digital de usuários estrangeiros na China, disse.