A Apple pode estar a apenas um dia de revelar seu novo produto de hardware mais ambicioso em anos.
Em sua Conferência Mundial de Desenvolvedores, que começa nstaa segunda-feira (5) em seu campus de Cupertino, Califórnia, espera-se que a Apple apresente um fone de ouvido de “realidade mista” que oferece realidade virtual e realidade aumentada.
O tão esperado lançamento de um fone de ouvido AR/VR seria o maior lançamento de produto de hardware da Apple desde o lançamento do Apple Watch em 2015.
Ele poderia sinalizar uma nova era para a empresa e potencialmente revolucionar como milhões de pessoas interagem com computadores e o mundo ao seu redor. Mas o fone de ouvido é apenas um dos muitos anúncios esperados no evento de desenvolvedores.
A Apple também exibirá uma longa lista de atualizações de software que moldarão a forma como as pessoas usam seus dispositivos mais populares, incluindo o iPhone e o Apple Watch.
A empresa também pode provocar como planeja incorporar inteligência artificial em mais de seus produtos e serviços e acompanhar uma renovada corrida armamentista pela tecnologia no Vale do Silício.
O evento será transmitido ao vivo no site da Apple e no YouTube. Está definido para começar às 14h [horário de Brasília].
Veja abaixo uma visão mais detalhada do que esperar.
Um fone de ouvido de “realidade mista”
Durante anos, o CEO da Apple, Tim Cook, manifestou interesse em realidade aumentada. Agora a Apple finalmente parece pronta para mostrar no que está trabalhando.
Segundo a Bloomberg, o novo fone de ouvido, que pode ser chamado de Reality One ou Reality Pro, terá uma interface semelhante ao iOS, exibirá vídeos imersivos e incluirá câmeras e sensores para permitir que os usuários o controlem por meio das mãos, movimentos dos olhos e com a Siri.
Também há rumores de que o dispositivo tenha uma tela voltada para fora que mostrará os movimentos dos olhos e expressões faciais, permitindo que os espectadores interajam com a pessoa que usa o fone de ouvido sem sentir como se estivessem falando com um robô.
Espera-se que o novo fone de ouvido da Apple inclua aplicativos para jogos, fitness e meditação, e ofereça acesso a aplicativos iOS, como Mensagens, FaceTime e Safari, de acordo com a Bloomberg.
Com a opção FaceTime, por exemplo, o headset vai “renderizar o rosto e o corpo inteiro do usuário em realidade virtual”, para criar a sensação de que ambos estão “na mesma sala”.
A decisão de revelá-lo na WWDC sugere que a Apple quer incentivar os desenvolvedores a criar aplicativos e experiências para o produto, a fim de torná-lo mais atraente para os clientes e que valha o alto preço.
A empresa está considerando um preço de US$ 3 mil (R$ 14,8 mil) para o dispositivo, muito mais do que a maioria de seus produtos e testando potenciais compradores em um momento de incerteza persistente na economia global.
Outras empresas de tecnologia têm lutado para encontrar tração popular para fones de ouvido.
Nos anos em que há rumores de que a Apple está trabalhando no produto, a comunidade de tecnologia mudou seu foco de realidade virtual para outra tecnologia movimentada: inteligência artificial. Mas se alguma empresa pode provar que os céticos estão errados, é a Apple.
A entrada da empresa no mercado, combinada com sua vasta base de clientes, tem o potencial de dar uma nova vida ao mundo dos headsets.
Novos MacBooks
Um fone de ouvido de realidade mista pode não ser a única peça de hardware a ganhar destaque este ano.
Espera-se que a Apple lance um novo MacBook Air de 15 polegadas com o processador M2 da empresa. O tamanho atual do MacBook Air é de 13 polegadas.
Anteriormente, os usuários que desejavam um laptop Apple de tamanho maior precisariam comprar um MacBook Pro de última geração.
Novos recursos para iPhone, iPad e Apple Watch
Considerando que a WWDC é tradicionalmente um evento de software, os executivos da Apple provavelmente passarão a maior parte do tempo destacando as mudanças e atualizações que estão chegando em seus sistemas operacionais móveis de última geração, iOS 17 e iPadOS 17.
Embora as atualizações do ano passado incluíssem uma grande reformulação do design da tela de bloqueio e do iMessage, apenas pequenas alterações são esperadas para este ano.
Com o iOS 17, espera-se que a Apple dobre seus esforços em relação ao rastreamento de saúde, adicionando a capacidade de monitorar tudo, desde o humor do usuário até acompanhar como sua visão pode mudar com o tempo.
De acordo com o Wall Street Journal, a Apple também lançará um aplicativo de diário não apenas como uma maneira de os usuários registrarem seus pensamentos, mas também os níveis de atividade, que podem ser analisados para revelar quanto tempo alguém passa em casa ou fora de casa.
O novo iOS 17 também recebeu uma atualização da tela de bloqueio: quando posicionado no modo horizontal, a tela destacará os widgets vinculados ao calendário, previsão do tempo e outros aplicativos, servindo como um hub digital.
Espera-se também que o iPadOS 17 obtenha alguns dos mesmos recursos de tela de bloqueio e recursos de saúde.
Outras atualizações antecipadas incluem uma atualização do Apple Watch OS que se concentraria em rápidas olhadas em widgets e mais detalhes sobre sua plataforma CarPlay de próxima geração, que inicialmente provocou no ano passado.
Apple tenta flexionar sua força de IA
Embora grande parte do foco do evento possa estar em VR, a Apple também pode tentar mostrar como está acompanhando a atual obsessão do Vale do Silício: inteligência artificial.
A Apple supostamente planeja visualizar um serviço de treinamento digital com inteligência artificial, que incentivará as pessoas a se exercitarem e melhorarem seus hábitos de sono e alimentação.
Não está claro como isso poderia funcionar, mas o esforço ocorre em um momento em que as grandes empresas de tecnologia estão correndo para introduzir tecnologias baseadas em IA após o sucesso viral do ChatGPT.
A Apple também pode demonstrar e expandir algumas de suas ferramentas de acessibilidade recentemente lançadas para iPhone e iPad, incluindo um recurso que promete replicar a voz de um usuário para chamadas telefônicas após apenas 15 minutos de treinamento.
A maioria das outras grandes empresas de tecnologia delineou recentemente suas estratégias de IA. Este evento pode ser a chance da Apple fazer o mesmo.
FONTE: Por CNN