Início Mundo CEO da empresa criadora do ChatGPT depõe no Congresso dos EUA

CEO da empresa criadora do ChatGPT depõe no Congresso dos EUA

Sam Altman, cofundador da companhia OpenAI, responderá a subcomitê do Senado que avalia a necessidade de uma regulação especial para a rápida evolução da inteligência artificial

0
Sam Altman está à frente de uma revolução referente à inteligência artificial Steve Jennings/Getty Images for TechCrunch

Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, a empresa de inteligência artificial por trás do chatbot viral ChatGPT, deve testemunhar perante o Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira (16), em Washington. Sua aparição faz parte de uma audiência do subcomitê do Senado sobre os riscos que a inteligência artificial representa para a sociedade e quais salvaguardas são necessárias para a tecnologia.  

Dezenas de legisladores planejam comparecer, com um legislador republicano descrevendo-o como parte do processo para o Congresso avaliar “o potencial extraordinário e a ameaça sem precedentes que a inteligência artificial apresenta à humanidade”. 

No início deste mês, Altman foi um dos vários CEOs de tecnologia a se encontrar com a vice-presidente Kamala Harris e, brevemente, com o presidente Biden como parte dos esforços da Casa Branca para enfatizar a importância do desenvolvimento ético e responsável da IA. A audiência desta semana pode consolidar sua estatura como um jogador central no rápido crescimento da IA e na corrida armamentista pela melhor tecnologia, mas também pode aumentar o escrutínio de Altman e sua empresa. 

A audiência e as reuniões acontecem quando o ChatGPT desencadeou uma nova “corrida armamentista” sobre a IA. Uma lista crescente de empresas de tecnologia implantou novas ferramentas de IA nos últimos meses, com o potencial de mudar a forma como trabalhamos, compramos e interagimos uns com os outros. Mas essas mesmas ferramentas também atraíram críticas de alguns dos maiores nomes da tecnologia por seu potencial de interromper milhões de empregos, espalhar desinformação e perpetuar preconceitos. 

Como CEO da OpenAI, Altman, talvez mais do que qualquer outra figura, passou a servir de rosto para uma nova safra de produtos de IA que podem gerar imagens e textos em resposta às solicitações do usuário. A audiência desta semana pode apenas consolidar sua estatura como ator central no rápido crescimento da IA — e também aumentar o escrutínio sobre ele e sua empresa. 

Aqueles que conhecem Altman o descrevem como um pensador brilhante, alguém que faz apostas prescientes e até foi chamado de “um Yoda iniciante”. Em entrevistas neste ano, Altman se apresentou como alguém que está atento aos riscos representados pela IA e até “um pouco assustado” com a tecnologia. Ele e sua empresa se comprometeram a seguir em frente com responsabilidade. 

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui