
Nomeado novo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva fez um pronunciamento na manhã desta terça-feira (25) na sede da autarquia, localizada na Avenida Ministro Mário Mário Andreazza, bairro Distrito Industrial I, Zona Sul de Manaus. Ele falou em modernidade, integração e interiorização.
Sentado no meio dos dois últimos superintendentes interinos, Ana Maria de Souza e Marcelo Pereira, o novo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva afirmou que a prioridade será modernizar a Suframa e promover a integração com estados que compõem a Amazônia Ocidental.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/b/W/L8xdOiTp2pVWg8IWTkOQ/ana-maria-esquerda-bosco-saraiva-meio-e-marcelo-pereira-direta-durante-coletiva-na-suframa.jpeg)
“Vamos dar o máximo da nossa equipe, juntamente com os servidores da Suframa, para que nós possamos promover a modernização dessa autarquia tão importante para o Amazonas e para a Amazônia. A prioridade é promover a integração regional com o estados-irmãos que fazem parte da Amazônia ocidental (Rondônia, Roraima, Acre e Amapá). Contamos que todos os estados sintam-se parte deste nova trabalho”, complementou.
Suframa e o interior do Amazonas
Além da integração com os estados, Bosco afirmou que pretende priorizar a interiorização das ações da autarquia nos municípios.
“Vamos trabalhar fortemente a nossa integração com os estados e também interiorizar as ações da Suframa. A autarquia precisa urgentemente sair da capital e ir para o interior ajudar e oferecer as vantagens da Zona Franca de Manaus aos nossos irmãos”, finalizou.
Nomeação
A nomeação de Bosco Saraiva na Suframa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25). O documento é assinado pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos.
Bosco assume a superintendência quase quatro meses depois da exoneração do general Algacir Antônio Polsin. O militar tinha assumido a superintendência em junho de 2019 e foi exonerado no fim do governo Bolsonaro, em dezembro de 2022.
Após a saída do general Algacir, o economista Marcelo Pereira foi nomeado superintendente interino da Suframa e deve seguir na função até Bosco Saraiva ser empossado oficialmente.
No início deste mês, o vice-presidente e também ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin (PSD), tinha antecipado e confirmado o nome de Bosco Saraiva para assumir a Suframa.
Carreira na política
Bosco Saraiva é um nome conhecido na política amazonense. Empresário, Saraiva já foi vereador, deputado estadual e presidente da Câmara Municipal de Manaus, em 2013.
Em 2017, foi vice-governador de Amazonino Mendes, já falecido, em um mandato-tampão. Bosco deixou o cargo em abril de 2018, para se candidatar a deputado federal, cargo para o qual foi eleito.
Nas eleições de 2022, o político tentou uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mas não se elegeu.
FONTE: Por G1 AM