Início Manaus Caso Yanomami: relembre a crise humanitária na terra indígena que levou à morte...

Caso Yanomami: relembre a crise humanitária na terra indígena que levou à morte de crianças e chocou o Brasil 

O Curso de Jornalismo da Fametro promoverá um evento em alusão ao Dia do Jornalista com foco na visão jornalística do caso Yanomami

0

Em janeiro de 2023, uma reportagem trouxe à tona a grave crise humanitária que vem assolando a Terra Indígena Yanomami. Segundo o Governo Federal, mais de 570 crianças yanomami morreram por falta de assistência e descaso, entre 2019 e 2022. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado por uma comitiva de ministros, visitou Roraima para avaliar a grave crise de saúde na região.

O governo decretou estado de emergência na área e anunciou uma série de medidas para enfrentar a situação, incluindo o envio de equipes médicas para atendimento aos indígenas e a instalação de um hospital de campanha em Boa Vista. Com essas medidas, o governo buscou minimizar os impactos da crise humanitária na Terra Indígena Yanomami.

Nos últimos cinco anos, a desestruturação da assistência à saúde indígena e a invasão garimpeira agravaram a crise, resultando em impactos sanitários, ambientais, socioculturais e econômicos nas comunidades. A revelação do caso Yanomami teve uma repercussão na sociedade, com sentimentos de indignação e questionamentos sobre a falta de atenção dada ao tema. 

Juntamente com essas questões vieram as fake news, que tentaram desviar o foco da responsabilidade do governo anterior. Mesmo com a ampla exposição dos fatos e imagens, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a classificar a situação como uma “farsa da esquerda”, o que gerou ainda mais críticas e reações da sociedade.

A visão jornalística do caso Yanomami

O jornalismo continua a exercer o seu papel fundamental de denunciar e apurar os fatos e, em alusão ao Dia do Jornalista, o curso de jornalismo do Centro Universitário Fametro promoverá no dia 06 de abril um evento com o tema: “A visão jornalística do caso Yanomami”, com o objetivo de trazer informações relevantes sobre o caso Yanomami, incentivando a reflexão sobre o papel do jornalismo na sociedade e sua importância na denúncia de casos como este. 

Aberto a estudantes do curso de jornalismo da Fametro, a Roda de Conversa será realizada em dois horários, pela manhã de 9h às 11h no laboratório de TV e à noite de 19h às 21h, no Miniauditório, ambos na Unidade II da faculdade.

Durante o evento, teremos importantes profissionais da área que compartilharão suas experiências e perspectivas sobre o assunto. Pela manhã, das 9h às 11h, estarão presentes Raphael Alves, renomado fotojornalista, Karla Melo, repórter da Rede Amazônica e mediadora, e Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas.

Já na parte da noite, das 19h às 21h, teremos a presença de Michael Dantas, outro importante fotojornalista, Gabriel Abreu, repórter da Revista Cenarium, Pedro Tukano, mediador do evento, Oswaldo Lopes, presidente da TV Encontro das Águas, e Alexandre Hisayasso, repórter que fez a cobertura detalhada dos Yanomamis desde 2021. 

Com informações de: www.socioambiental.org

Contato para imprensa

Agência Comunica

E-mail: agencia.comunica@fametro.edu.br

FOTO:João Tiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui