A forte chuva que atinge Manaus desde as primeiras horas deste domingo (12) vem causando transtornos em vários pontos da capital. Com o alto volume de água, igarapés transbordaram e deixam vias alagadas.
A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta com a previsão de chover mais 100 milímetros ao longo deste domingo.
Conforme a Defesa Civil Municipal, 71 ocorrências, sendo a maioria por alagação, deslizamentos e riscos de deslizamentos, foram registradas até às 13h30 deste domingo.
A Zona Leste é uma das mais afetadas e já registrou o maior acumulado de chuva: 102 milímetros, conforme a última atualização pluviométrica divulgada às 14h30. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram dezenas de casas alagadas em ruas do bairro.
O coordenador da Central 199 da Defesa Civil de Manaus, Cristiano Lira, informou que servidores do órgão, que estavam de folga, precisaram ser acionados para ajudar a atender a grande demanda deste domingo.
“Estamos com reforço na nossa central e também com equipes de campo para atendimento das ocorrências”, disse.
Ainda conforme o órgão, uma casa no bairro Alfredo Nascimento, na Zona Norte, foi parcialmente atingida por um deslizamento, e teve apenas danos materiais.
Outro ponto crítico é a rua Ismark do Amaral, no conjunto Tiradentes, Zona Norte da capital. Moradores ficaram ilhados após um igarapé da localidade transbordar.
A área do Passeio Do Mindú, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul, também ficou alagada.
A Defesa Civil do município, informou que a Central 199 está sobrecarrega com as demandas.
FONTE: Por G1 AM